Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 337 de 2006-07-18 |
Pista do Valongo palco de encontro dos modelistas
O número de adeptos da modalidade tem aumentado substancialmente, motivo que deixa os responsáveis bastante satisfeitos e motivados.
> Notícias da CovilhãO departamento de aeromodelismo da Associação Recreativa e Cultural do Valongo, em Castelo Branco, está em franca actividade, mantendo e atraindo dezenas de adeptos da modalidade. Gonçalo Dias, responsável pelo departamento e um dos mentores deste projecto, mostra-se bastante satisfeito pela elevada adesão de participantes nas provas disputadas na pista do Valongo: “Pela forma como as pessoas têm aderido a esta modalidade, é com enorme satisfação que vejo diariamente um aumento substancial de adeptos”. O aeromodelista considera, assim, “bastante positiva a criação deste departamento. Temos pessoas que logo pela manhã se deslocam à pista, já que no Verão, a essa hora, o vento é reduzido e por isso, mais fácil efectuar voos”.
Sempre que as condições climatéricas permitem, a pista é utilizada aos domingos no período da manhã, entre as 9 e as 12 horas, altura em que decorrem as respectivas aulas de aeromodelismo.
Para Gonçalo Dias, a modalidade “é excelente para a saúde, já que existe uma plena harmonia com a natureza”. “É agradável sentir o ar puro e toda a despoluição, para além da adrenalina de voar, com um ambiente entusiasmante, onde predomina o companheirismo e o indispensável convívio entre os modelistas”.
Luís Simões, um dos elementos do departamento e amante da modalidade, lembra que desde criança sempre sentiu uma certa atracção para o modelismo. “Desde criança que sinto esta intuição, brincando com papagaios e outras peças inerentes à modalidade. Mais tarde na vida militar, senti o tal ‘bichinho’ do avião, que me despertou mais atenção, reforçada com a minha visita a um clube na zona do Entroncamento, em que participei em vários voos, sendo aqui que tive o meu primeiro contacto com o aeromodelismo”.
Posteriormente, em Castelo Branco, Luís Simões, adquiriu mais ritmo e experiência, que lhe serviu para ser actualmente um verdadeiro aeromodelista. “Quando estou na pista, sinto-me muito bem, porque esta modalidade é excelente para a libertação do stress após uma semana de trabalho”.
Multimédia