Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Ao todo, este ano vão ser disponibilizadas, 47 mil vagas para o Ensino Superior

Vagas para o Superior crescem

Foram ontem divulgadas as vagas para acesso ao Ensino Superior, referentes ao ano lectivo 2006/2007. Ao todo são 47 mil e 48 lugares disponíveis para os estudantes que terminam agora o 12º ano e querem continuar os seus estudos.

> Urbi

Pela primeira vez, em cerca de 30 anos, o número de cursos a abrir vagas para o Ensino Superior, diminuiu. Mas, ao contrário do que possa parecer, o número de vagas aumentou. Segundo Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em declarações ao jornal Público, esta medida resulta “de um princípio de racionalização da oferta”. Ainda o mesmo responsável explica que nos próximos anos, tudo aponta para que haja uma redução em cerca de 20 por cento das licenciaturas, “mantendo, contudo, o número de vagas”.
E foi exactamente o número de vagas no Ensino Superior para o ano lectivo 2006/07 que foi divulgado ontem ao final da tarde. As universidades e politécnicos estatais vão poder receber um total de 47 mil novos alunos, distribuídos por mil e 62 cursos. Um acréscimo de 19 por cento em relação ao ano passado.
Os cursos na área da Saúde foram aqueles que registaram maior subida. No caso do curso de Medicina, que no ano passado abriu 1245 vagas a nível nacional, este ano oferece 1347 lugares. Enfermagem é outro dos cursos que conhece também um aumento de vagas disponíveis.
Uma outra novidade que arranca este ano diz respeito aos cursos adequados ao Processo de Bolonha. Ao todo, 470 novas licenciaturas vão avançar já com este novo sistema. Cerca de metade dos cursos financiados pelo Estado avançam assim com o novo formato.
Na região centro, a UBI é a instituição que vai receber mais alunos, com um total de mil e 210 vagas, divididas por 27 licenciaturas. Segue-se o Instituto Politécnico de Castelo Branco com mil e 22 vagas e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), com 799 vagas, as mesmas que o ano transacto. Toda a informação sobre o concurso pode ser consultada aqui.


Ao todo, este ano vão ser disponibilizadas, 47 mil vagas para o Ensino Superior
Ao todo, este ano vão ser disponibilizadas, 47 mil vagas para o Ensino Superior


Data de publicação: 2006-07-14 10:15:33
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior