Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A iniciativa que decorre esta semana na UBI conta com a participação de 34 alunos de escolas da região

Férias no mundo das engenhocas

São 34 alunos de várias escolas da região que participam durante toda a semana na mais recente iniciativa da Unidade de Ciências da Engenharia. Os vários Departamentos mostram os seus laboratórios e todas as invenções que nascem na Covilhã.

> Eduardo Alves

Sara Sanches e Ana Filipa Barata estão debruçadas sobre o ecrã do computador. Hoje, as duas alunas do 10º ano de escolaridade da Escola Quinta das Palmeiras partilham a sala de informática com os alunos dos cursos de Engenharia da UBI. São duas alunas de um conjunto de 34 que aderiram à iniciativa “Tempos de Verão nas Engenharias”.
Com duas semanas de férias, a jovem Ana “já estava farta de estar em casa” e daí que não pensou duas vezes e aderiu, com a sua colega Sara a esta iniciativa da UBI. Alunos de várias escolas do distrito vão estar ao longo de toda a semana a percorrer os diversos laboratórios e as diferentes estruturas que servem de apoio aos cursos de Engenharia.
Sara Sanches, que partilha o computador com a colega Ana Barata faz também questão de sublinhar que este evento serve “para nos ajudar a decidir um pouco sobre o nosso futuro”. Este ano, as duas estudantes decidiram-se por continuar os seus estudos na área das Ciências e Tecnologia. Sem ainda saberem bem “que curso seguir”, o contacto com a UBI serve também “para conhecer as licenciaturas que são aqui dadas na Covilhã” e também “as potencialidades da Universidade”.
Por agora, o primeiro dia tem já um resultado “muito positivo”. Logo neste contacto com a UBI ficaram a conhecer alguns laboratórios onde nascem automóveis e carros telecomandados, aviões e “aeronaves sem piloto”, gracejam alguns dos participantes por entre os corredores que os levam aos diversos laboratórios. E foi mesmo a dimensão do Edifício das Engenharias que maravilhou António Afonso. Este aluno da Escola Secundária do Fundão (ESF), também a participar na iniciativa, passadas as primeiras horas de contacto com a Universidade não deixa de destacar “a grande dimensão de todo o edifício”. O tamanho das salas, dos corredores e o número de alunos deixa este jovem “com uma outra ideia do que é a UBI”.
António partilha o exercício de desenhar um objecto a três dimensões com um programa informático específico, com o seu colega João Duarte. Também aluno da Secundária do Fundão, este jovem de 15 anos aderiu à iniciativa da UBI sobretudo “para descobrir a Universidade”. João quer seguir cursos na área das Ciências Sócio-Económicas “e a UBI veio ser a minha primeira escolha”. Para além de estar próximo de casa, este estudante do Secundário destaca os projectos e as potencialidades que viu neste primeiro de quatro dias de visita à UCP das Ciências da Engenharia.
Carlos Cabrita, presidente da UCP de Ciências da Engenharia salienta que esta “é uma iniciativa muito boa”. O responsável desta área científica recorda que a adesão do número de alunos “é positiva, tendo em conta que se está perante um período de férias”. Cabrita explica que os responsáveis departamentais optaram por “dedicar um dia a cada Departamento”. Esta medida vai no sentido “de proporcionar aos alunos um conhecimento de todas as potencialidades da Universidade e sobretudo, toda a capacidade instalada ao nível laboratorial”. Um dos grandes objectivos deste tipo de iniciativas passa por mostrar “a grande qualidade em termos de recursos humanos, laboratoriais e científicos que a UBI tem”, adianta ainda o presidente da UCP.
Outra das metas que os docentes esperam alcançar é a da divulgação das Engenharias da UBI. Um objectivo que passa por “dar a conhecer aos alunos da região que eles têm a possibilidade de continuar aqui os seus estudos quer ao nível da graduação, quer da pós-graduação”. Carlos Cabrita mostra-se também aberto a ampliar este evento nos próximos anos para fora da região. O responsável pela UCP não deixa, contudo, de sublinhar “o importante papel dos docentes dos vários Departamentos envolvidos, que se empenharam neste tipo de iniciativas e também dos alunos, que através dos seus núcleos têm dado uma forte dinâmica à área das engenharias, com vários concursos e festivais de demonstração de aparelhos e invenções que são feitas aqui na Covilhã”. Para além destes factores, outro aspecto que vai ser apresentado aos alunos é “o excelente ambiente estudantil, que se vive aqui”.


A iniciativa que decorre esta semana na UBI conta com a participação de 34 alunos de escolas da região
A iniciativa que decorre esta semana na UBI conta com a participação de 34 alunos de escolas da região


Data de publicação: 2006-07-11 00:00:11
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior