Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O fogo que deflagrou na zona da Guarda fez seis vítimas mortais

Incêndio da Guarda faz seis vítimas mortais

Um violento incêndio que deflagrou durante o passado domingo, 9 de Julho, em Famalicão da Serra, junto à Guarda, vitimou seis bombeiros e consumiu várias centenas de hectares de floresta.

> Eduardo Alves

O maior incêndio florestal deste ano teve lugar no passado domingo, 9 de Julho, junto à cidade da Guarda. No combate a este sinistro estiveram mais de 300 bombeiros de várias corporações da região.
O incêndio fica marcado pela trágica morte de uma equipa de cinco sapadores florestais chilenos e um bombeiro português, natural de Famalicão da Serra, e que prestava serviço na corporação dos Bombeiros Voluntários de São Gonçalo. A equipa de sapadores trabalhava para a Afocelca, uma associação de empresas do sector papeleiro.
As primeiras pistas apontam para “uma mudança brusca do vento, quando estes homens estavam a tentar abrir um caminho”, adiantou à Lusa, o major António Almeida, oficial da GNR que faz a ligação ao Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A tragédia deu-se por volta das 14 horas junto à povoação de Famalicão. O incêndio, que consumiu uma extensa faixa de floresta e mato só ficou extinto durante a madrugada. Ontem mesmo, cerca de duas centenas de bombeiros estavam ainda no local para levar a cabo as operações de rescaldo. Segundo a mesma fonte da GNR, “foi já detido o presumível incendiário” e foi aberto um inquérito para averiguações sobre a morte destes homens. O ministro da Administração Interna, António Costa, deslocou-se ao local, ainda na noite de domingo, 9 de Julho.


O fogo que deflagrou na zona da Guarda fez seis vítimas mortais
O fogo que deflagrou na zona da Guarda fez seis vítimas mortais


Data de publicação: 2006-07-11 00:01:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior