Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O IMAGO 2006 vai trazer diversos eventos culturais à cidade do Fundão

IMAGO estreia Casa da Moagem

A organização do IMAGO apresentou na semana passada o programa para o próximo Festival Internacional de Cinema Jovem. Há filmes, há música, há novidades e há regressos

> Notícias da Covilhã

A sétima edição do IMAGO vai chegar, como já é habitual, na primeira semana de Outubro, carregada de novidades, de competições e actividades paralelas. Este ano dedicado ao tema “Da Nona à Sétima arte – Para lá dos super-heróis”, o Festival Internacional de Cinema Jovem decorre entre o dia 30 de Setembro e 8 de Outubro no novo espaço cultural do Fundão: a “Antiga Moagem – Cidade do Engenho e das Artes”.
No que toca à programação, há uma competição em estreia absoluta, e pioneira no País, a decorrer no cada vez mais intenso Heineken Open Space – este ano a funcionar ao longo de todo o dia no Lounge da Moagem. Uma prova denominada Clix Micromovies, que foi especialmente pensada para filmes feitos para Internet e Telemóveis de Terceira Geração e promete muitas surpresas, inovação tecnológica e criatividade.
Criatividade é também o lema da iniciativa “Canon HD Challenge”, que em parceria com o IMAGO vai mostrar ao púbico em estreia absoluta os resultados do desafio lançado pela marca a cinco escolas de audiovisual de Lisboa. A vários grupos de alunos de cada estabelecimento foi entregue uma Câmara Digital XL H1 e proposta uma maratona cinematográfica de 96 horas para filmagem de uma curta sob o tema “Lisboa – Luz e Movimento”.
No que toca a cinema, há de quase tudo e para quase todos os – bons – gostos e de todos os “tamanhos”. Desde as curtas aos trabalhos publicitários passando pelo documentário e, não esquecendo a boa e velha longa metragem. Destaque, neste aspecto, para o ciclo dedicado aos primeiros filmes do veterano Clint Eastwood – onde poderá ser visto o clássico “Play Misty for me” – e para “Bunker Palace Hotel”, talvez o mais mítico filme do realizador e ilustrador Enki Bilal.
Realce, ainda, para a segunda edição do concurso “Wanna Be a VJ?”, dinamizado pela Heineken em parceria com o IMAGO e cheio de prémios aliciantes.
As novidades chegam ainda ao Júri Jovem. Em conjunto com a revista Premiere e com o Instituto Português da Juventude, o IMAGO alarga este ano, pela primeira vez, a iniciativa a participantes estrangeiros e passa a oferecer a possibilidade a um dos elementos portugueses de representar Portugal no Júri Jovem Internacional de Cannes.
No que diz respeito às competições Oficial Internacional, Docs in Shorts e Under 25 – e não referenciando para já a nova Clix Micromovies, cujo prazo de inscrição se prolonga até Setembro – a organização anuncia também um recorde absoluto de inscrições nesta sétima edição. No último sábado, 1 de Julho – prazo limite para as inscrições –, o IMAGO 2006  já tinha superado largamente os números de 2005, com 1306 inscrições, oriundas de 60 países.
Com o interesse demonstrado por realizadores de curtas metragens de todos os continentes a organização afirma ter consolidado o seu “prestígio internacional” e validado definitivamente a aposta feita na divulgação e promoção do Festival fora de portas, em vários dos mais importantes eventos do género na Europa.
Na sua edição 2006, o Festival vai distribuir mais de 15 mil euros em prémios a atribuir pelos júris internacionais e ainda o prémio atribuído pelo júri “2: - Onda Curta”, que consiste na aquisição de direitos de exibição dos filmes vencedores para o programa televisivo com o mesmo nome, da responsabilidade de João Garção Borges.
Como não podia deixar de ser, IMAGO também é música e o “Sound & Vision Experience traz ao Fundão os portugueses Factor Activo – a acompanhar o Coro da ACBI na musicação de dois filmes (promete) – e Pop Del’Arte, para além do sueco Jens Lekman e o “one man show” de Janine Rostron, “Planningtorock”. Andy Votel também regressa para um DJ set com David Holmes ajudando a compor um cartaz repleto de “ilustres desconhecidos” ao meio mais comercial.
As novidades são muitas, as actividades imensas, as possibilidades quase infinitas. Por isso, o melhor mesmo é que cinéfilos e melómanos vão preparando o estômago para mais uma semana farta em apetitosos espectáculos.


O IMAGO 2006 vai trazer diversos eventos culturais à cidade do Fundão
O IMAGO 2006 vai trazer diversos eventos culturais à cidade do Fundão


Data de publicação: 2006-07-11 00:00:27
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior