Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O

Investigações da UBI além fronteiras

Espanha, França, Holanda e Inglaterra são os países com os quais colabora o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS). As investigações realizadas nos laboratórios da UBI em destaque no “I CICS Symposium”

> Cátia Felício

Experiências de estimulação hormonal em ratos castrados e sham foi um dos temas apresentado num dos três painéis do “I CICS Symposium”. A actividade assinalou-se dia 4 de Junho e teve como objectivo reunir os elementos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI. A Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) quis "partilhar" no anfiteatro 8.1 da UBI os trabalhos que estão a ser realizados ou que possam vir a ser desenvolvidos no futuro no centro de investigação da universidade.
Tendo em vista o futuro, este Symposium serviu para juntar todos os investigadores e quase todas as áreas que estão a ser investigadas dentro do centro de investigação. Os estudos são realizados no centro de investigação, ou seja, nos laboratórios da UBI, mas existem colaborações com Lisboa, Porto, Holanda e França, entre outros países. “Porque hoje em dia na ciência é muito importante a colaboração”, salienta José Eduardo cavaco, docente da FCS.
O membro da organização explica ainda que procura-se “uma visão global em termos conclusivos e no sentido de perspectivar novos trabalhos e colaborações”. Durante todo o dia mostrou-se o que está a feito nos laboratórios da UBI por investigadores seniores e estudantes que estão a fazer o estágio, “como o caso de licenciados em bioquímica que fazem o seu estágio no centro de investigação”.
José Eduardo Cavaco conclui que o balanço é positivo e retrata o panorama da investigação na UBI, salientando que falta apoios financeiros.


O
O "I CICS Symposium" reuniu vários investigadores e estudantes que realizaram o estágio nos laboratórios do centro de investigação da UBI


Data de publicação: 2006-07-11 00:00:04
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior