Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 335 de 2006-07-04 |
Pires Manso apresenta livro sobre a pobreza
Docente no Departamento de Gestão e Economia da UBI, José Pires Manso foi também o responsável pelo Observatório Económico da Beira Interior. Este investigador lança agora um livro sobre a pobreza na diocese da Guarda.
> Eduardo AlvesMais próximo do Próximo – Caracterização da Pobreza na Área de Influência da Diocese da Guarda” é o título doa mais recente obra de José Pires Manso. Um livro apresentado no passado dia 1 de Julho, na Caritas Diocesana da Guarda, Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, Guarda.
Este livro resultou de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior através do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social, que esteve sob a orientação de Pires Manso e a Caritas Diocesana da Guarda, que para o efeito celebraram um protocolo de cooperação. Um dos objectivos desta publicação é a caracterização da pobreza na área de influência da Caritas Diocesana da Guarda.
Para além do enquadramento teórico do tema da pobreza e exclusão social, faz uma breve caracterização económica e social da região, numa perspectiva dinâmica. Para alcançar este objectivo foi elaborado um questionário que depois foi aplicado a cerca de 400 necessitados. Os dados foram depois tratados com técnicas estatísticas adequadas a este tipo de trabalho científico. A síntese dos tratamentos caracteriza aspectos da vivência nesta região e coloca a nu a fragilidade dos entrevistados, aquilo que os rodeia e a urgência no delinear de acções que permitam melhorar as suas condições de vida ou, no mínimo, reduzir o seu sofrimento. A implementação de algumas medidas e outras tantas propostas de acção futuras ficam delineadas no penúltimo capítulo da obra.
No livro colaboraram, para além de José Ramos Pires Manso, professor catedrático do Departamento de Gestão e Economia da UBI, João Neves, professor auxiliar e sociólogo do Departamento de Sociologia e as técnicas do Observatório Daniela Gomes Leitão, economista e Ana Margarida Matos, socióloga.
Multimédia