Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 334 de 2006-06-27 |
Problemas laborais conduzem a consultas de psicologia no hospital
Reacções depressivas a problemas laborais, divórcios e perturbações de personalidade levam muitas pessoas a consultas externas de psicologia. Este é o relato de uma das estagiárias de psicologia na “I Semana de Psicologia” na UBI
> Cátia FelícioObservação, avaliação e intervenção são as funções dos estagiários de psicologia que fazem co-terapia no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB). Ana Mendes, licenciada em psicologia, começa assim a contar, no dia 19, a sua experiência enquanto estagiária na consulta externa de psicologia, no CHCB. Fala ainda, durante a sessão "A psicologia no mundo do trabalho", inserida na "I Semana de Psicologia" na UBI, de como foi conhecendo os casos dos utentes. A ela juntam-se os relatos de outros colegas estagiários do mesmo curso que partilham experiências em realidades diferentes.
Além destes relatos, decorrem ainda workshops sobre psicologia entre os dias 19 e 22 de Junho, no Anfiteatro Padre Videira Pires, situado no Pólo IV da Universidade da Beira Interior.
O objectivo, de acordo com o Núcleo de Estudantes de Psicologia, é “fornecer aos nossos estudantes uma formação mais prática inserida num corpo de conhecimentos que possamos utilizar no nosso quotidiano”.
Ana Mendes relata algumas das realidades que encontrou e diz que há limitações como “a psicologia depender directamente da psiquiatria”. E explica que há casos que, se não fossem os processos burocráticos de irem primeiro à parte de psiquiatria, iriam logo para o serviço de psicologia. Adianta ainda que reacções depressivas com origem em divórcios, problemas laborais, perturbações de ansiedade e de personalidade compõem o diagnóstico de quem acaba por ir às consultas externas de psicologia no CHCB.
Multimédia