Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 333 de 2006-06-20 |
Finicia arranca na UBI
A Universidade da Beira Interior é uma das entidades envolvidas na criação de empresas através do Programa FINICIA.
> UrbiO programa FINICIA do IAPMEI chega à Beira Interior através da Plataforma FINICIA da BEIRA INTERIOR, da qual são parceiros a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico da Guarda, Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro e PME Capital.
O principal objectivo do FINICIA é proporcionar a melhoria do acesso ao financiamento de negócios emergentes e de empresas de pequena dimensão, nomeadamente com o alargamento da base de acesso a capital e ao crédito, até aqui dificultada pela ausência de instrumentos adaptados ao seu perfil de risco. O acesso a capital prevê a participação da Sociedade de Capital de Risco (SCR) até ao montante de 90 por cento.
Através do estabelecimento de parcerias público-privadas, o programa integra três eixos de intervenção vocacionados para o apoio a projectos de forte conteúdo inovador, negócios emergentes de pequena escala e iniciativas empresariais de interesse regional.
Cabe às entidades dinamizadoras, entre as quais, a Universidade da Beira Interior, a identificação das ideias de negócio, o eventual apoio ao empreendedor na estruturação do Plano de Negócios, efectuar a avaliação e a selecção preliminar das propostas de financiamento e o eventual envolvimento no acompanhamento do projecto.
Em termos nacionais, perspectiva-se, no âmbito do FINICIA, o suporte a 1300 negócios, com cerca de 114 milhões de euros de investimento global, para 64 milhões de euros de investimento público.
Multimédia