Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

ESEG e CIEBI desafiam universo feminino

Enviado por: comunicacao.eseg@gmail.com
A Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG) e o Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI) estão de mãos dadas na conquista de novas empresárias para a região da Beira Interior. Chamar o universo feminino a contribuir para o desenvolvimento local, ao nível empresarial, é o objectivo comum a ambas as entidades que, já no próximo dia 22 de Junho, pelas 10h30, promovem uma conferência sobre “Empreendorismo no feminino”, a realizar na ESEG. A iniciativa é exclusivamente destinada às mulheres, designadamente às alunas finalistas dos cursos ministrados nesta Escola, visando, essencialmente, estimulá-las para a criação da sua própria empresa na região.
Um desafio que será lançado pelo CIEBI através do Programa Operacional: Emprego, Formação e Desenvolvimento Social – POEFDS –, especificamente dirigido a mulheres que estejam determinadas a criar a sua própria empresa. Para já, o CIEBI irá dar apoio e formação a 60 mulheres, preparando-as, a todos os níveis, para a entrada no mundo empresarial. Enquanto, durante a formação, recebem por mês o equivalente ao ordenado mínimo nacional, para a criação da sua empresa o CIEBI faculta apoio financeiro a fundo perdido e disponibiliza uma série de serviços de consultoria em diversas áreas. João Carvalho, director geral do CIEBI, salienta “a visão pró-activa do desenvolvimento manifestada pela direcção da ESEG”, para justificar a realização da referida conferência nesta escola.
Trata-se de um aspecto “importante”, considera, desde logo porque “isso pode ser o embrião de criação de infra-estruturas complementares e indispensáveis para a projecção e sobrevivência do IPG”. Para o responsável máximo do CIEBI, “a ESEG é um potencial enorme no âmbito das tecnologias da informação e da comunicação”, algo que constitui “um ponto quente nas questões do desenvolvimento”, conclui. É, de resto, em prol desse mesmo desenvolvimento regional que a ESEG orienta a sua conduta, no que concerne às suas valências. Joaquim Brigas, director da Escola, defende que “a inserção no mercado de trabalho é fundamental para o papel que a escola assume na sociedade”. Só assim se justifica a sua ligação à comunidade na perspectiva de “contribuir efectivamente para o seu desenvolvimento”.
Nesse contexto, o envolvimento com o CIEBI tem, para Joaquim Brigas, um único objectivo: “inserir os alunos finalistas no mercado de trabalho, fixando-os na região e, por sua vez, gerando riqueza e valor acrescentado”. Vocacionado para a Beira Interior, o CIEBI nasceu em 1994 com base nas potencialidades locais e regionais. Tem como linha de orientação estimular a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras, através da sua ligação ao sistema científico-tecnológico regional (Universidade e Institutos Politécnicos) e à Rede Europeia interactiva de BIC’s (Business Innovation Centres). A sua zona de influência desenvolve-se num total de 25 concelhos repartidos pelos distritos de Castelo Branco e Guarda.


Data de publicação: 2006-06-20 14:28:49
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior