Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O encontro contou a presença de algumas dezenas de estudantes

Embaixador da Polónia na UBI

Alunos do Programa Erasmus e professores polacos reuniram-se com o seu embaixador a fim de debater políticas e perspectivas de profissionalização em Portugal e fazer o balanço da sua estadia na Covilhã.

A visita do Embaixador da Polónia, Janusz Rydzkowski, à Universidade da Beira Interior não terminaria sem um encontro de confraternização entre conterrâneos. O evento realizou-se no anfiteatro 8.1, no Edifício das Engenharias, aquando o último dia da visita, dia 7 de Junho. Depois de dois dias a conhecer a instituição, o embaixador polaco confessa-se “alegremente surpreendido” com o espírito de ensino que encontrou na UBI. “Em outras Universidades que já visitei o ensino incide-se sobretudo na teoria. Aqui não. Existe muita prática, essencialmente nos cursos de Engenharia. Esse esforço de aliar as duas componentes agrada-me muito e parece-me benéfico para os alunos terem esta possibilidade de saber na prática como as coisas funcionam” salientou.
Também muito satisfeitos com a instituição e a cidade que os recebeu estão os alunos de Erasmus polacos. A possibilidade de irem estudar num outro país, com uma outra cultura e uma língua completamente diferente não os assustou. De facto, a maioria é unânime ao realçar a hospitalidade com que foram acolhidos. Lucas, aluno do Programa Internacional de Erasmus, a frequentar o curso de Gestão, salienta que não teve qualquer dificuldade em se adaptar. Estranha agora um pouco o calor, “torna-se sufocante para nós que não estamos habituados mas, relativamente à língua não houve problema. Há sempre alguém que fala inglês e isso facilita-nos a comunicação”.
Já Verónica, que estuda Arquitectura adora o sol e todo o clima mediterrâneo que caracteriza Portugal. A esta terra e estas pessoas, que pensa um dia voltar a encontrar se puder regressar, tem apenas uma coisa a apontar: “Aqui aprendi a esperar, a esperar e a esperar. Neste país o tempo é muito relativo o que torna por vezes difícil a organização”.
Lucas e Verónica desejam voltar a Portugal, “quem sabe um dia para trabalhar”. Como eles muitos outros colegas acalentam o mesmo sonho de regressar. Em jeito de balanço do que foi este ano lectivo para os estudantes de Erasmus, os estudantes polacos aproveitaram a presença do seu embaixador para saber o que o futuro lhes poderá reservar e, neste contexto, que perspectivas de emprego poderão eles esperar do país e da região que os acolheu.


O encontro contou a presença de algumas dezenas de estudantes
O encontro contou a presença de algumas dezenas de estudantes


Data de publicação: 2006-06-13 09:52:58
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior