Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os quadros de Paulo Tanoeiro vão estar patentes ao público até final do mês

Sensualismo na Biblioteca Municipal

Durante todo o mês de Junho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, estará patente ao público na Biblioteca Municipal da Covilhã, uma exposição de pintura intitulada “Sensualismo” do jovem aveirense Paulo Tanoeiro.

> Eduardo Alves

Paulo Tanoeiro vem à Biblioteca Municipal da Covilhã mostrar os seus trabalhos de pintura. O artista concluiu o curso de Artes Gráficas na Escola Artística Profissional Árvore, frequentou o curso de Tecnologia e Artes Gráficas no Instituto Politécnico de Tomar e, posteriormente, licenciou-se em Desenho (Artes Plásticas) na Escola Superior Artística do Porto.
Ao longo da sua carreira obteve vários primeiros prémios nacionais, participou em várias exposições colectivas de pintura, trabalhou em publicidade como freelancer para marcas americanas como a Spalding, Thomson e como ilustrador para a Porto Editora, participando ainda na campanha publicitária dos Pneus Continental.
As suas obras estão representadas em várias colecções particulares, não só em Portugal como também nos Estados Unidos, Venezuela, França e Colômbia.
Esta exposição, que está patente ao público até dia 25 de Junho, revela, através das obras expostas, a interpretação pessoal do artista de alguns contos e lendas (onde é explorado todo o universo feminino numa vertente sensual), enquanto outros evidenciam a busca, a perfeição e a subtileza da beleza da mulher em pormenores que ao artista não passam ilesos.
Tratando-se de uma pintura realista/hiper-realista, o visitante pode deparar-se com a afirmação: "Isto parece uma fotografia!". Aqui surge o confronto do realismo com esse processo moderno e mecânico que é a fotografia. O artista argumenta dizendo que a diferença consiste no facto de a fotografia não conseguir revelar a alma, pelo contrário, a pintura consegue revelá-la, na maioria das vezes, mas de forma camuflada.


Os quadros de Paulo Tanoeiro vão estar patentes ao público até final do mês
Os quadros de Paulo Tanoeiro vão estar patentes ao público até final do mês


Data de publicação: 2006-06-13 00:06:25
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior