Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O livro sobre Saúde foi apresentado na UBI

Cuidados de Saúde Primários

André Biscaia esteve no dia 8 de Junho na Universidade da Beira Interior para apresentar o livro “Cuidados de Saúde Primários em Portugal – reformar para novos sucessos ” de que é co-autor.

O livro de autoria de André Rosa Biscaia, José Nunes Martins, Mário Fernandes Loureiro Carreira, Inês Fronteira Gonçalves, Ana Rita Antunes e Paulo Ferrinho é um estudo da evolução dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal dos últimos 40 anos, tendo recebido o 1º Grande Premio da Fundação Astrazeneca, no ano de 2005, pois foi considerada uma obra impar a nível nacional.
Na apresentação feita para os alunos da UBI, André Biscaia destacou a importância do livro para todos os profissionais da área da saúde e para os alunos desta área “por conter quase 500 entradas bibliográficas que se tornaram bastante úteis à formação”
Os cuidados de saúde primários, para o co-autor, são essenciais e devem estar de um modo geral disponíveis a toda a população e neste campo Portugal encontra-se entre os melhores do mundo, “ A Organização Mundial de Saúde considerou o sistema de saúde português como o décimo segundo melhor do mundo”.
Uma das áreas fundamentais dos cuidados primários é vacinação que atinge em Portugal taxas da ordem de 99 por cento em muitas vacinas “ para tal é necessário que todo o sistema funcione muito bem, pois se as crianças não são vacinadas, existem estruturas que vão aos domicílios e às escolas buscá-las”, salienta este estudioso.
No livro são também dadas recomendações para que o sistema de saúde português seja melhorado, para os autores é necessário a construção de uma base de dados de todos os recursos existentes, bem como um aumento dos recursos humanos e económicos. Medidas que têm de necessariamente passar por decisões políticas. Todavia, André Biscaia não defende uma privatização da Saúde, “mas antes um mix entre o público e o privado, pois as instituições do Estado obtêm melhores resultados com menos custos”.


O livro sobre Saúde foi apresentado na UBI
O livro sobre Saúde foi apresentado na UBI


Data de publicação: 2006-06-13 00:14:32
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior