Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A zona da Praça do Município vai ser o palco escolhido para as marchas

Marchas Populares na Covilhã

No dia 17 de Junho o centro da cidade vai ser a passerelle de desfile das sete marchas que este ano entra no concurso. Esta iniciativa tem a organização do Grupo Desportivo da Mata com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã.

Há 18 anos que as marchas populares fazem parte da tradição covilhanense. As várias marchas participantes dividem-se em quatro marchas juniores e três marchas seniores. Depois de bem pensados os temas as marchas estão preparadas para sair à rua no próximo sábado, 17. As marchas juniores vão ser representadas pela Fundação Conde da Covilhã com o tema “Os Ratinhos”, o C.C.D. Leões da Floresta vão representar “Alice no País das Maravilhas”, “O Circo” será apresentado pelo Grupo Desportivo da Mata e o C.C.D. Oriental de São Martinho tem como tema “A Magia”. As marchas seniores serão representadas por três colectividades o C.C.D. Oriental de São Martinho tem como tema “Marchas Populares: Sonho que não esmorece porque o milagre acontece”, O C.C.D. Leões da Floresta com o tema “Marchas Populares” e o Grupo Desportivo da Mata com o “Egipto”.
O GDMata organiza este evento há 18 anos e as Marchas Populares passaram a fazer parte da história desta cidade. Esta associação tem um papel importante na organização destas principalmente porque participa com uma marcha desde o início da existência do evento. O espírito das Marchas não é ganhar mas sim participar. Estas iniciativas mobilizam muitas pessoas nas ruas da Covilhã. O início do trajecto será no Campo das Festas, Avenida Frei Heitor Pinto, seguindo pela Rua Comendador Campos Melo em direcção à Praça do Município onde decorrerá a exibição da marcha.
No dia 24 de Junho as Marchas vão desfilar no Estádio Santos Pinto, este será o dia da decisão. Os júris das Marchas vão estar presentes nos dois dias de festa mas as marchas participantes só saberão do resultado, das marchas vencedoras, no sábado dia 24. Existe entre as colectividades participantes uma competição saudável que faz com que a edição das marchas populares seja sempre um desafio, todos os anos. As colectividades fazem muitos esforços para poder participar em eventos deste género, mas esse esforço é depois recompensado com a alegria existente no rosto de todas as pessoas que vivem as marchas intensamente. É uma semana especial que torna os dois dias de exibição uma festa constante.


A zona da Praça do Município vai ser o palco escolhido para as marchas
A zona da Praça do Município vai ser o palco escolhido para as marchas


Data de publicação: 2006-06-13 00:08:54
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior