Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os alunos do quarto ano de Optometria promoveram um rastreio visual

Alunos da UBI promovem rastreio visual

Uma iniciativa promovida pelo Departamento de Optometria da UBI levou alunos do quarto ano de Optometria à Escola C+S de Manteigas com o intuito de fazerem um rastreio visual às crianças que frequentam aquela instituição.

> Eduardo Alves

Ao todo, 268 alunos da escola C+S de Manteigas foram submetidos a um rastreio visual por parte dos estudantes de quarto ano de Optometria da UBI. Pedro Monteiro, director do curso de Optometria e Optotecnica, explica que este tipo de iniciativa “vale pelo seu carácter pedagógico”. O docente da instituição destaca também a importância dos alunos deste curso participarem neste tipo de actividades. É uma forma de “prestar apoio à comunidade e também complementar a sua formação”, refere.
Este tipo de actividades, promovidas há vários anos, consistem “em exames visuais variados”, explica o docente. Através destes testes, são detectados possíveis problemas oculares. Pedro Monteiro sublinha que esta acção, que a UBI realiza de forma voluntária, “deveria ser implementada em todas as escolas”.
Nivalda Bettencourt, aluna do quarto ano da licenciatura em Optometria, foi uma das participantes neste evento. Para além da experiência humana “extremamente gratificante”, este tipo de actividade vale “pelo lado prático”. Esta jovem de 22 anos explica que “dentro em breve vai existir o contacto com o público”. Daí que a experiência adquirida ao longo do curso, através deste tipo de testes, “feitos a crianças”, é relevante. Nivalda faz questão de sublinhar que o rastreio foi realizado a crianças, “até porque são mais curiosas e perguntam mais coisas sobre o que estamos a fazer”.
O responsável lembra que este tipo de iniciativas tem vindo a ser uma constante, não só no seio da comunidade ubiana, como em várias instituições escolares da região.


Os alunos do quarto ano de Optometria promoveram um rastreio visual
Os alunos do quarto ano de Optometria promoveram um rastreio visual


Data de publicação: 2006-06-13 00:16:21
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior