Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A UBI vai promover uma semana dedicada às Engenharias

Tempos de Verão nas Engenharias

Os cursos de Engenharia abrem as suas portas à comunidade estudantil do 3º ciclo do ensino básico e do secundário. Durante uma semana, os jovens estudantes podem conhecer o que se faz nestes cursos.

> Eduardo Alves

Numa iniciativa inédita, a Unidade de Ciências de Engenharia da UBI oferece aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário a oportunidade de aprender e divertir-se, ao mesmo tempo, através da participação em projectos e realização de experiências científicas e tecnológicas. As actividades decorrem entre os dias 10 e 14 de Julho, na UBI.
As actividades arrancam dia 10, no Edifício das Engenharias. Os cursos de Electromecânica e Design Industrial vão possibilitar aos participantes conduzir um protótipo automóvel de baixo consumo, participante no Ecomarathon Shell, ensaiar motores de automóvel, aprender como se movimentam as locomotivas e as automotoras eléctricas e ter alguns conhecimentos sobre estética e funcionalidade e o design industrial ao serviço da concepção. Na terça, dia 11, as licenciaturas de Engenharia Aeronáutica e Engenharia Informática promovem palestras sobre motores alternativos e reacção, concepção de uma aeronave assistida por computador, aeromodelismo, sistemas biométricos: a identificação pela íris e sumarização de textos para PDAs. Já na quarta-feira, dia 12, a Engenharia Química e do Papel mostram a produção de polímeros (“slime”), a reciclagem de papel e como se comportam os materiais: experiências de termodinâmica e propriedades físicas. Na quinta, dia 13 a Engenharia Têxtil e Design de Moda apresentam temas sobre o desenho computorizado de tecidos, malhas e vestuário, a produção de fios, tecidos, malhas e vestuário e a aplicação de cor e acabamentos especiais em tecido. No último dia, sexta, 14 é a vez da Engenharia Civil e da Arquitectura mostrarem os segredos dos mapas, plantas, sistemas de informação geográfica e também falar sobre a história do cimento ao betão armado: processos de fabricação e ainda aprender a fazer modelos e maquetas.


A UBI vai promover uma semana dedicada às Engenharias
A UBI vai promover uma semana dedicada às Engenharias


Data de publicação: 2006-06-13 00:16:44
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior