Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Uma dúzia de equipas de juvenis estiveram na Covilhã

Primeira internacionalização e uma grande festa

Na primeira “internacionalização” do Torneio Diamantino Costa, a vitória ficou em solo Português. Vitória de Guimarães e Olivais foram as equipas mais fortes num lote de que faziam parte o Benfica, o Sporting, o Boavista e o Bétis de Sevilha

> Notícias da Covilhã

Vitória de Guimarães e Olivais foram os dois grandes vencedores do Torneio de Futebol de 7 “Diamantino Costa”. Uma competição de fim-de-época promovida pela Desportiva da Estação – como homenagem ao seu antigo dirigente – e que se destina aos escalões de Escolinhas e Infantis.
Pela primeira vez de cariz internacional, o evento trouxe à Covilhã 12 equipas (8 Infantis e 4 Escolas), duas das quais espanholas – Bétis e Salamanca. O público também não faltou e, durante os dois dias da prova emprestou ao Complexo Desportivo o colorido e animação das tardes de futebol.
“Foi uma grande festa e um enorme sucesso e as bancadas cheias de gente só nos dão força para continuar”. A expressão é do presidente da Associação Desportiva da Estação, principal promotora do evento. Vítor Rebordão destaca a presença das equipas espanholas do Hergar Salamanca e do Bétis de Sevilha, mas também do Sporting e do Benfica – que se fez acompanhar à “cidade neve” com uma comitiva que integrava as velhas glórias Álvaro Magalhães e João Alves. O sportinguista Manuel Fernandes também já tinha confirmado presença, mas acabou por cancelar à última hora.
O presidente da colectividade afirma que o evento tem vindo a melhorar de ano para ano e que a “internacionalização” foi o passo natural de um torneio que “já é um dos mais conceituados a nível nacional nos escalões de Escolas e Infantis”. A bitola, assegura, “já está bastante elevada, mas ainda é possível ir mais além”. Rebordão não esconde que no próximo ano gostaria de ter mais equipas estrangeiras e de maior prestígio, “mas tudo dependerá dos patrocínios que se arranjarem”, ressalva.
Seja como for, revela, a partir da próxima semana, o clube vai começar a trabalhar já para a edição de 2007. “Há alguns aspectos a melhorar”, refere Rebordão, “como o facto de haver equipas que fazem três jogos no primeiro dia e já não jogam no segundo”. Uma questão para a qual a comitiva do Benfica chamou a atenção e que a organização quer resolver na próxima edição. Uma maneira de solucionar o problema seria aumentar o número de dias do Torneio para três. Hipótese que poderá tomar forma já no próximo ano.
No que toca ao nível competitivo, o dirigente máximo da ADE mostra-se também satisfeito. “Estiveram cá as melhores equipas do Nacional e os jogos entre elas foram bastante disputado”. Só é pena, conclui, “que a imprensa nacional não nos dê a devida atenção, porque a ADE já é uma referência no futebol de formação a nível nacional”.
Acabada que está mais uma época, a ADE prepara agora a festa anual de entrega de faixas e homenagens às suas equipas. A data ainda não está marcada, mas deverá ocorrer ou na última semana de Junho ou na primeira de Julho. De qualquer modo, a competição no clube ainda não acabou para todas as equipas. E, para além disso, algumas formações ainda estão a participar em Torneios organizados por outros clubes, como é o caso da turma de Juvenis, que integra o Torneio de Fornos de Algodres, ou a de Escolinhas, que vai retribuir a visita do Olivais.


Uma dúzia de equipas de juvenis estiveram na Covilhã
Uma dúzia de equipas de juvenis estiveram na Covilhã


Data de publicação: 2006-06-13 00:02:44
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior