Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A criação de um novo hotel é um dos principais objectivos da autarquia

Novo hotel de Penamacor será uma realidade

Combater a desertificação com medidas de fixação de pessoas, através do desenvolvimento do turismo e a criação de empresas, é um dos objectivos da Câmara Municipal de Penamacor.

> Eduardo Alves

A Câmara Municipal de Penamacor celebrou no passado dia 1 o Dia do Concelho, com a inauguração de um posto de turismo na “Domus Municipalis”, localizada no cimo da vila, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão.
Esta infra-estrutura vai disponibilizar aos turistas uma base que fornece informações relativas a alojamentos, restauração, festas e eventos, roteiros de interesse turístico e paisagístico, e ainda a possibilidade de adquirir artesanato típico da região.
Localizado num edifício contíguo ao conjunto de muralhas que se pensa ter sido construído entre os séculos XVI e XVII, o novo posto de turismo vem substituir um anterior, localizado na zona central da vila, entretanto encerrado.
Jorge Patrão começou por lembrar que o País sofre de “faltas de estratégias”, para recuperar os centros históricos. “Felizmente que Penamacor sabe recuperar os seus espaços, abrindo as suas portas ao turismo, sendo este o símbolo principal daquilo que vai ser a inciativa futura, sendo esta a mensagem a passar para quem visita este concelho”.
Para o responsável do turismo da Região da Serra da Estrela, só é possível prestigiar o turismo na região, nomeadamente no concelho de Penamacor, se “tivermos o centro histórico”, devidamente visitável.
Por seu turno, o presidente da autarquia, Domingos Torrão, considera que a promoção do concelho, terá que “contar com a capacidade para alojar as pessoas que o visitam”. “Associando o turismo de natureza da reserva natural em que estamos inseridos, o património histórico existente, com a vertente sinegética que não pode ser desprezada, significa que estamos a dar os primeiros passos para que o turismo contribua para a fixação de pessoas, riqueza e criação de postos de trabalho. É necessário aproveitar estes factores, e outro tipo de áreas para as quais estamos vocacionados”, defende o autarca. Seguiu-se nos Paços do Concelho a sessão Solene Comemorativa, tendo sido entregues medalhas de 25 anos de serviços prestados aos funcionários da autarquia, que atingiram esta condição.


A criação de um novo hotel é um dos principais objectivos da autarquia
A criação de um novo hotel é um dos principais objectivos da autarquia


Data de publicação: 2006-06-14 11:40:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior