Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 331 de 2006-06-06 |
Asta trabalha em Espanha
A Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA), em parceria com a companhia Medea_73, de Madrid, está desde Abril a participar no programa S.C.R.E.A.M. – “Supporting Children’s Rights through Education, the Arts and the Media” (Defesa dos Direitos das Crianças Mediante a Educação, as Artes e os Meios de Comunicação).
> Eduardo AlvesDois membros da ASTA estão a trabalhar num projecto que está sob a alçada da Organização Internacional do Trabalho e conta com o apoio de prestigiadas organizações internacionais, como são os casos das Nações Unidas ou da Agência Espanhola de Cooperação Internacional.
O programa SCREAM é coordenado em Espanha por Lorena Briscoe, actriz e directora da companhia teatral Medea_73 em Madrid, com a qual a ASTA mantém uma parceria desde 2005. Lorena é também responsável pela encenação da mais recente peça do Teatr’UBI “O Corvo”.
A ASTA foi convidada a participar neste projecto por Lorena Briscoe, e desde Abril que dois elementos da ASTA se têm deslocado regularmente a várias escolas da Comunidade de Madrid onde têm dado formação aos jovens destas escolas na áreas das artes plásticas, pintura, e reciclagem de objectos para a reutilização na construção de murais e instrumentos musicais.Os trabalhos realizados pelos alunos serão posteriormente leiloados e os fundos das vendas serão inteiramente destinados às crianças vítimas do trabalho infantil. Este ano os fundos revertem para as crianças que buscam alimentos na maior lixeira da Nicarágua que da pelo nome de “La Chureca”, que tem uma extensão de mais de 40 hectares. Um estudo detectou que neste local trabalham 700 crianças algumas das quais a partir dos três anos de idade.
Multimédia