O coleccionador José Duarte Oliveira tem 16 colecções. A primeira colecção que o Sr. José começou a fazer foi a dos pins, uma vez que foi através da sua profissão que a iniciou. Trocava cada lata de tinta por 15 pins da lapela e agora já conta com cerca de 6000 pins. Uma das colecções mais apreciadas pelos jovens é a das latas de refrigerantes que são num total de 2000. Podemos encontrar nesta colecção a evolução do design das latas de marcas bastante conhecidas do nosso mercado, como por exemplo a Coca-Cola.
Em relação à colecção dos pacotes de açúcar, o Sr. José conseguiu reunir as três equipas dos grandes clubes portugueses (Benfica, Sporting e Porto), tal como de outras marcas. No total, o coleccionador conta com cerca de 7000 pacotes de açúcar guardados em dossiers.
Para além disso, ao longo das vitrinas da sala podem-se encontrar colecções de esferográficas (um total de 19000), lápis de pau (3000), isqueiros (cerca de 18000), postais ilustrados (um conjunto de 45000), medalhas (cerca de 700) e galhardetes (600) divididos em secções consoante as cidades de Portugal a que pertencem.
Outra colecção que se pode admirar nos tectos e nas paredes laterais da sala de exposições são os porta-chaves que são cerca de 19000, havendo um que se destaca pela preferência do coleccionador, uma vez que ele correu o país todo para o encontrar e chegou-lhe às mãos através de um covilhanense. O porta-chaves em questão é o de António Oliveira Salazar. No meio desta colecção enorme podemos também ver 230 taças que o coleccionador ganhou nas corridas de pombos, 340 garrafas, 3600 selos e 1600 caixas de fósforos.
A maior colecção do Sr. José é a dos calendários que chega aos 116000 e é a mais variada por contar com calendários de todos os cantos do mundo, dos mais diversos anos, formatos, temas e feitios desde 1979 a 2011. O calendário mais antigo no meio desta colecção data de 1900.
De entre todos as colecções, a preferida do coleccionador é a das chávenas que já conta com 1400 chávenas, sendo também a mais trabalhosa pois nem todos os cafés cediam as chávenas. Muitos desses objectos foram adquiridos por ele, mas com o passar do tempo o Sr. José deixou de poder comprar e muitas das colecções são oferecidas ou então trocadas por outros coleccionadores.
Reportagem "Mundo Encantado"
Colecção Preferida