A época de sucesso do basquetebol masculino da AAUBI começou no primeiro torneio de apuramento, que se realizou em Guimarães nos dias 19 e 20 de Novembro. Mas ainda antes, no início da época, já a equipa de Ricardo Antunes se mostrava confiante para a nova época. Considerando esta equipa “mais forte”, o treinador tinha como objectivo primeiro garantir a presença na fase final dos CNU’s. O único entrave para Ricardo Antunes seria o facto de os desportistas federados terem compromissos com os seus clubes, o que impossibilitava marcarem presenças nos treinos universitários.
Mas esse problema não parece ter surgido no primeiro torneio. A equipa da AAUBI apurou-se para a meia-final da competição, onde acabou por ser afastado pela Associação Académica de Coimbra. Ainda assim, no jogo de apuramento do 3º e 4º classificado, a formação ubiana derrotou a Associação Académica da Universidade do Minho e garantiu assim o terceiro posto. Para o segundo torneio de apuramento, que se disputou em Aveiro nos dias 23 e 24 de Fevereiro, a AAUBI precisava de vencer para garantir directamente a presença na fase final dos CNU’s e não fez por menos. Com quatro vitórias em quatro jogos, vencendo na final a Universidade de Aveiro, o basquetebol da UBI garantiu assim a presença na fase final.
Alcançado o mais difícil, e garantida a presença na prova que se realizou no Porto em finais de Abril, a confiança da equipa da AAUBI estava em alta. “Agora que a época dos clubes já terminou e o grupo está reunido estamos a tentar treinar rotinas de jogo”, afirmava Ricardo Antunes, que revelava o desejo de marcar presença no pódio. Com provas dadas ao longo da época e com confiança para a fase final do Campeonato Nacional Universitário, o basquetebol masculino da UBI entrou a matar e cumpriu a fase de grupos só com vitórias. As possibilidades de alcançarem uma medalha tornaram-se cada vez mais uma realidade e após a vitória na meia-final frente à AAUM, garantiu desde logo um lugar no pódio e também um lugar na final, frente à AAC. Acabou por ser mesmo a equipa da Coimbra a travar os ubianos, que acabaram assim com a medalha de prata.
[
voltar]