A aventura portuguesa num Mundial começou em 1966 quando a equipa das quinas com a alcunha de “Magriços”participou na fase final em Inglaterra. Nesta equipa estavam nomes para sempre recordados como Eusébio, Coluna, José Augusto ou Torres. Depois de um apuramento onde Portugal venceu o grupo que incluía selecções da Checoslováquia, Roménia e Turquia a equipa das quinas teve pela frente, já na fase de grupos do Mundial, as equipas da Hungria, Brasil e Bulgária, tendo ficado em primeiro lugar do grupo, vencendo todos os jogos. A equipa portuguesa, comandada por Otto Glória, encontrou nos quartos-de-final a selecção da Coreia do Norte, que será a adversária de Portugal no Mundial de 2010, e levou a melhor sobre os asiáticos vencendo por 5-3. Apenas nas meias-finais os “magriços” foram travados na sua caminhada, perdendo contra a selecção inglesa por 2-1. No jogo de apuramento do 3º e 4º classificado Portugal voltou a vencer, desta vez contra a União Soviética por 2-1, alcançando assim o melhor resultado de sempre da selecção portuguesa numa fase final de um campeonato do mundo.
Foi preciso esperar 20 anos, até 1986, para ver Portugal numa fase final de um Mundial. A equipa das quinas apurou-se para o Campeonato do Mundo do México como segunda classificada de um grupo conquistado pela Republica Federal Alemã, e que tinha outras selecções como a da Suécia, Checoslováquia e Malta. Este Mundial tinha agora mais selecções a participar, com 26 países, em vez das 18 selecções na altura em que Portugal participou no Mundial de 1966. A equipa das quinas até começou bem contra a selecção inglesa, vencendo por 1-0, mas saiu derrotada nas duas restantes partidas, Polónia e Marrocos, perdendo por 1-0 e 3-1 respectivamente, sendo assim eliminada.
Mais uma vez foi preciso esperar alguns anos para ver Portugal num Mundial, mais concretamente dezasseis, na altura em que o País se apurou para o Campeonato do Mundo de Coreia/Japão em 2002. Com Agostinho Oliveira no comando, a equipa das quinas apurou-se em primeiro lugar do grupo com os mesmos pontos da República da Irlanda, num grupo com Chipre, Andorra, Estónia e Holanda. Tal como na última participação, o torneio não correu bem a Portugal, que se ficou pela fase de grupos. Depois de perder no primeiro jogo frente aos Estados Unidos da América por 3-2, Portugal ainda recuperou vencendo a Polónia por 4-0, mas no decisivo e polémico jogo frente à Republica da Coreia perdeu por 1-0 sendo assim afastado da competição.
Em 2006 e pela primeira vez, a selecção portuguesa apurou-se de forma consecutiva para um Mundial de Futebol. Desta vez na Alemanha, e com Scolari no comando, a equipa portuguesa apurou-se sem problemas, vencendo um grupo composto pela Eslováquia, Rússia, Estónia, Letónia, Liechtenstein e Luxemburgo. Tal como em 1966, a fase de grupos correu de forma exemplar, com Portugal a vencer todos os seus jogos. No jogo inaugural, a selecção portuguesa venceu a Angola, que se estreava na fase final desta competição, por 1-0. De seguida foi o Irão a ser derrotado por 2-0, e no último jogo do grupo a equipa das quinas fez o pleno vencendo o México por 2-1. Apurados para os oitavos-de-final da competição os jogadores portugueses levaram a melhor sobre a Holanda, vencendo por 1-0, e apanharam assim pela frente a equipa da Inglaterra nos quartos-de-final. O jogo apenas foi decidido nos penalties, onde Portugal venceu por 3-1. Apurada para as meias-finais, que apenas tinha selecções europeias, a equipa das quinas teve pela frente a selecção da França e tal como em 1966, Portugal ficou-se pelas meias-finais. A única diferença aconteceu no jogo de apuramento do 3º e 4º classificado, onde a selecção portuguesa acabou novamente derrotada, desta vez pela anfitriã do torneio, a selecção Alemã que venceu Portugal por 3-1.
Agora, a selecção portuguesa de futebol fez novamente história, pois vai participar pela terceira vez consecutiva numa fase final de um Campeonato do Mundo. Pela frente, Portugal terá no primeiro jogo a equipa da Costa do Marfim, estando a partida marcada para dia 15 de Junho. A segunda partida está marcada para dia 21, quando Portugal vai defrontar a selecção da Coreia do Norte. O terceiro e último jogo do grupo é com o Brasil, com a partida a realizar-se dia 25 do mês de Junho.
<voltar>