Pode parecer estranho que oito alunos da UBI participem no Campeonato Nacional Universitário de Voleibol de Praia, mas existindo na universidade equipa masculina e feminina de voleibol, os atletas não deixaram de participar neste evento que decorreu nas praias da Póvoa de Varzim no fim-de-semana de 24 e 25 de Abril.
Apesar de as equipa de voleibol da UBI treinarem regularmente e terem participado nos dois torneios de apuramento para os CNU’s de voleibol de pavilhão, a diferença para o voleibol de praia é muita e isso sentiu-se no desempenho dos atletas. André Silvestre, treinador da equipa feminina da AAUBI, explica que “como não existem condições para treinarmos num campo de areia e como as características são muito diferentes do voleibol de pavilhão, esse facto gera condicionantes”, referindo-se à habituação à areia, ao vento e ao calor. O treinador, que também participou no voleibol de praia, considera que “tendo em conta esses aspectos a AAUBI fez boa figura face às outras universidades”.
A dupla que mais longe chegou na prova foi Kamil Jurek, aluno de erasmus vindo da Polónia, e Sérgio Vieira, de Ciências do Desporto, que conseguiram atingir os quartos-de-final. Embora nunca tenham jogado juntos na praia, os atletas consideram que “os seis meses de treino em pavilhão, permitiu que os jogadores se conhecessem bem”. Para os alunos da UBI, “caso tivessem realizado treinos na praia o resultado tinha sido ainda melhor”. Também a dupla feminina, Joana Pinto e Ana Rita Silva, sentiu dificuldades na adaptação à praia. “Nunca tínhamos jogado na praia e é completamente diferente, é muito mais complicado”, consideram as jogadoras, acrescentando que “a experiencia que temos no pavilhão, na praia é ao contrário, pois existem factores físicos e atmosféricos que dificultam o jogo”. As atletas acabaram por perder os dois jogos, sendo que duas derrotas eliminavam de imediato as duplas, quer na competição masculina quer na feminina.
<voltar>