O Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI está a construir um novo carro para participar na conhecida prova de poupança de combustível. No próximo mês de Maio, o veículo desenvolvido na Covilhã vai concorrer com protótipos de todo o mundo.
As oficinas do Edifício das Engenharias da UBI, na Covilhã, servem de centro de concepção e montagem de um veículo preparado por três docentes do DEM e por sete alunos, quatro de mestrado em Engenharia Electromecânica e três de Design. A prova organizada pela conhecida petrolífera tem como objectivo incentivar docentes e alunos, a desenvolverem viaturas que consumam a menor quantidade possível de gasolina.
Um concurso que junta mais de cinco mil alunos e que este ano volta ter lugar na Alemanha. Para além das escolas europeias, que estiveram na génese do evento, vão também estar presentes instituições americanas, e pela primeira vez, equipas asiáticas. Entre 5 e 7 de Maio, também o carro da UBI, que participa na categoria de “UrbanConcept” vai estar no circuito EuroSpeedway, em Lausitz, uma cidade a Leste de Berlim, para participar na prova de consumo. Para tal, está a ser desenvolvido um protótipo, através do qual os responsáveis pelo projecto pretendem “apostar forte na prova de estrada, onde o vencedor será o carro que consiga percorrer mais quilómetros com menos combustível”, esclarece Fernando Santos, docente da academia covilhanense.
Recorde-se que a UBI tem vindo a marcar uma presença constante neste evento. Os modelos desenvolvidos pela instituição concorreram, nos primeiros anos, unicamente na prova de consumo. Há cerca de três edições houve também a possibilidade de participar numa outra vertente, mais ligada ao design. Uma opção onde, os veículos desenvolvidos nas escolas e universidades podem concorrer na prova de estrada e simultaneamente, numa prova de estética e desenvolvimento do modelo do carro. No entender dos docentes, a aposta no design tem um grande contratempo, é que, nesta prova “ou se ganha ou se perde, não há outra hipótese”. Contudo, este ano, os responsáveis pelo projecto regressam às origens e preparam um veículo que irá competir exclusivamente em estrada.
Fernando Santos acrescenta ainda que, “a nossa preocupação, ao nível da concepção, é fazer um carro muito leve, quem em termos aerodinâmicos não comprometa e que consiga fazer mais quilómetros com um litro de gasolina contrariamente ao ano passado, que não era esse o objectivo”. Para além deste ponto, o novo carro integrado na categoria de “UrbanConcept”, pretende ser também a base das futuras participações. O docente do Departamento de Engenharia Electromecânica explica que este protótipo "tem a possibilidade de ir sendo aperfeiçoado". O seu chassis, concebido em aço e carbono, vai poder ser aproveitado para futuras carroçarias e motores.
Em relação ao aspecto do carro “tentámos conciliar um desenho que fosse minimamente agradável, mas que também respondesse às nossas questões aerodinâmicas”. Para além disso, o docente sublinha o facto de “alguns regulamentos terem sido alterados”, pelo que, o projecto foi encarado “com uma filosofia diferente”.