Graça Sardinha (ao centro) lançou o seu primeiro livro
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Apresentação de novo livro
Aprender a escrever
Na passada sexta-feira o Clube dos Professores da Covilhã foi o local escolhido para a apresentação do livro “A activação do Conhecimento temático no âmbito da planificação da escrita”, de Graça Sardinha, docente na Universidade da Beira Interior.
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Por Esmeraldina Costa
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Cada vez mais se fala nos problemas que os alunos encontram no processamento e na compreensão de textos escritos. O novo livro de Maria da Graça Sardinha centra-se na problemática da expressão escrita e na compreensão leitora. O livro corresponde à sua tese de Mestrado e dirige-se sobretudo aos professores do Ensino Básico e Secundário.
A apresentação do livro esteve a cargo de Maria de Lurdes Barata, professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que não poupou elogios à autora do livro, outrora sua aluna.
Maria de Lurdes Barata iniciou a sua apresentação afirmando que a escrita se processa como uma necessidade de comunicação essencial ao Homem, e que hoje em dia “os alunos não sabem escrever”. O livro intitulado “A activação do conhecimento temático no âmbito da planificação da escrita” explica a importância da planificação da escrita. “Os professores devem ajudar os alunos a planificar os seus textos escritos” sublinha Graça Sardinha. Essa planificação passa por uma organização textual, de forma a produzir um texto escrito melhor estruturado. Através deste livro a autora incentiva os professores a interrogarem-se sobre as metodologias pedagógicas, instituídas nos manuais escolares, já que os alunos “ têm de aprender a aprender, com o fim de ganhar autonomia” refere.
O livro chama ainda a atenção dos professores para a necessidade de ajudar os alunos a activar o seu conhecimento, “ porque muitas vezes mandam os alunos escrever um texto, e eles nem sabem por onde começar”, explicou. A autora da obra refere-se ao seu livro como de certo modo “ inovador” já que trata da escrita “como um processo ao invés de um produto”. A activação do conhecimento que retrata no livro deve ser trabalhada no ensino básico e secundário, e é entendida como “uma estratégia de planificação para a escrita” salientou Graça Sardinha.
Esta professora é natural do Dominguiso, e licenciou-se em ensino do português/ francês. Foi professora de Português e Francês no Ensino Básico e no Secundário. Exerceu o cargo de Leitora na Secção Autónoma de Educação da UBI, onde leccionou as disciplinas de Francês, Língua e Cultura Francesa e Desenvolvimento Curricular. Actualmente é professora auxiliar no Departamento de Letras, onde se doutorou com uma tese intitulada «As estruturas Linguísticas, cognitivas e culturais e a compreensão leitora». |
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