Graça Sardinha (ao centro) lançou o seu primeiro livro
Apresentação de novo livro
Aprender a escrever

Na passada sexta-feira o Clube dos Professores da Covilhã foi o local escolhido para a apresentação do livro “A activação do Conhecimento temático no âmbito da planificação da escrita”, de Graça Sardinha, docente na Universidade da Beira Interior.


Por Esmeraldina Costa


Cada vez mais se fala nos problemas que os alunos encontram no processamento e na compreensão de textos escritos. O novo livro de Maria da Graça Sardinha centra-se na problemática da expressão escrita e na compreensão leitora. O livro corresponde à sua tese de Mestrado e dirige-se sobretudo aos professores do Ensino Básico e Secundário.
A apresentação do livro esteve a cargo de Maria de Lurdes Barata, professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que não poupou elogios à autora do livro, outrora sua aluna.
Maria de Lurdes Barata iniciou a sua apresentação afirmando que a escrita se processa como uma necessidade de comunicação essencial ao Homem, e que hoje em dia “os alunos não sabem escrever”. O livro intitulado “A activação do conhecimento temático no âmbito da planificação da escrita” explica a importância da planificação da escrita. “Os professores devem ajudar os alunos a planificar os seus textos escritos” sublinha Graça Sardinha. Essa planificação passa por uma organização textual, de forma a produzir um texto escrito melhor estruturado. Através deste livro a autora incentiva os professores a interrogarem-se sobre as metodologias pedagógicas, instituídas nos manuais escolares, já que os alunos “ têm de aprender a aprender, com o fim de ganhar autonomia” refere.
O livro chama ainda a atenção dos professores para a necessidade de ajudar os alunos a activar o seu conhecimento, “ porque muitas vezes mandam os alunos escrever um texto, e eles nem sabem por onde começar”, explicou. A autora da obra refere-se ao seu livro como de certo modo “ inovador” já que trata da escrita “como um processo ao invés de um produto”. A activação do conhecimento que retrata no livro deve ser trabalhada no ensino básico e secundário, e é entendida como “uma estratégia de planificação para a escrita” salientou Graça Sardinha.
Esta professora é natural do Dominguiso, e licenciou-se em ensino do português/ francês. Foi professora de Português e Francês no Ensino Básico e no Secundário. Exerceu o cargo de Leitora na Secção Autónoma de Educação da UBI, onde leccionou as disciplinas de Francês, Língua e Cultura Francesa e Desenvolvimento Curricular. Actualmente é professora auxiliar no Departamento de Letras, onde se doutorou com uma tese intitulada «As estruturas Linguísticas, cognitivas e culturais e a compreensão leitora».