“O que é que o certificado quer dizer?”. Sarsfield Cabral levanta a questão na conferência “Qualidade: da certificação à excelência organizacional”, realizada dia 9 no anfiteatro 6.1. E garante que o certificado é um esquema voluntário que hoje em dia “é quase como uma carta de condução”.
Abordando a qualidade da concepção, a da conformidade e a do serviço, diz que “não há qualidade absoluta, esta é sempre relativa”. E realça ainda que outro factor muito importante é a organização. Associada à garantia da qualidade, acrescenta que os conceitos que têm vindo a evoluir nasceram do controlo de qualidade e confiança. “A garantia de qualidade é o conjunto de todas as acções planeadas e sistemáticas para conferir a confiança adequada de que um produto ou serviço satisfará determinadas necessidades”.
Destaque durante todo o discurso de Sarsfield para as normas ISO 9000:1994. Apesar das críticas que estas normas já suscitaram, o professor garante que muitas empresas beneficiaram do sistema. Com o ISO 9000: 2000 surgem novas normas e sobe-se um patamar.
Satisfação do cliente, melhoria contínua e certificação dos sistemas de qualidade também foram temas abordados por este orador. “O que hoje em dia não está certificado é muito estranho” e adianta que estar certificado significa que obedece aos requisitos mínimos.
Pedro saraiva foi o segundo a orador da conferência organizada pela UBIGest – Núcleo de estudantes de gestão. O discurso ficou pautado pela necessidade de uma estratégia para a qualidade. E faz uma analogia entre pessoas e empresas. “Em cada cem pessoas encontro cinco que têm a luz acesa”, que são aqueles que dão contributo para a qualidade. Além de apresentar modelos de excelência, explica que evoluir por níveis de excelência permite ainda às empresas concorrer a prémios nacionais e internacionais.
Certificação em números
Em Dezembro de 2000, Portugal tinha cerca de cem empresas certificadas. Passado quatro anos, o número ascende aos 4753. Comparando com Espanha, o país vizinho tem “dez vezes mais empresas certificadas que nós” explica Sarsfield.
Dados da ISO revelam também que em 2001 havia, a nível global, cerca de 44 mil empresas certificadas. Em 2004, este valor situa-se em mais de 670 mil empresas. A China é o país do mundo com mais empresas com certificado. |