A conferência focou alguns aspectos do marketing social
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Santa Casa da Misericórdia do Fundão
Um modelo de marketing social
De uma forma simples, qualquer actividade de marketing procura criar relações de troca entre uma organização e o mercado, atingindo objectivos e satisfazendo necessidades. Utilizado por diferentes tipos de organizações, o marketing possui várias vertentes, sendo uma delas o marketing social.
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Por Amélia Costa
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É frequente associar o marketing ao conceito de lucro, no entanto, esta actividade de gestão é também usada por organizações sem fins lucrativos: trata-se de aplicar o marketing social.
No âmbito da Pós-graduação em Marketing Territorial, realizou-se no anfiteatro Pe. Videira Pires, da Universidade da Beira Interior, uma conferência sobre Marketing Não Lucrativo. A Santa Casa da Misericórdia do Fundão foi um dos exemplos apresentados, na medida em que é uma instituição inserida na óptica do marketing social.
Licenciado em História, e com uma tese sobre a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Manuel Antunes Correia não imaginava que o seu futuro iria estar ligado aquela instituição. Actual Provedor da valência, explicou que “o melhor marketing não lucrativo são as obras concretas em prol da comunidade”. Neste sentido Manuel Correia apresentou como exemplo as diversas iniciativas de solidariedade humana e as áreas preferenciais de acção com vista ao desenvolvimento e coesão social das populações.
Com cerca de 350 funcionários, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão tem criado creches, jardins-de-infância, centros de dia, apoio domiciliário e uma academia de música e dança que conta já com 400 alunos.
Na área económico-social, a instituição criou a Beirinser, empresa agrícola, o CISP, Centro de Integração Sócio-Profissional, a Inserflora e a Fundiconstroi, ambas empresas de inserção social.
Paulo Duarte, docente no Departamento de Gestão e Economia da UBI, esclareceu a forma como estão patentes as diferentes práticas de marketing na organização. “Tal como no marketing, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão identifica problemas, preocupa-se com as necessidades dos clientes, e promove a distribuição. É visível ainda um marketing estratégico, visando planos para o futuro”.
Para o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, “já não estamos no tempo de considerar as misericórdias como a sopinha dos pobres”. Os benefícios deste tipo de instituições “são claros e fundamentais para toda a comunidade”. |
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