Formação de docentes
Medicina com novas propostas

Num período onde a licenciatura em Ciências da Saúde ganha destaque, os docentes deste curso recebem formações sobre as novas práticas pedagógicas que são utilizadas ao longo do curso.


Por Eduardo Alves

Os médicos que dão aulas na UBI recebem formações sobre o modelo pedagógico ministrado na Covilhã

Um conjunto de 18 médicos integrou o último Seminário Intensivo de Planificação em Educação Médica (SPIEM), que decorreu nos dias 28 e 29 de Abril na Sala dos Conselhos da UBI.
Esta acção, promovida várias vezes ao longo do ano, pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, pretende introduzir os médicos e docentes que estão ligados à faculdade “na metodologia pedagógica que é utilizada na UBI”. Isabel Neto, docente na FCS e uma das responsáveis pela organização destas acções sublinha a importância deste tipo de iniciativas para que os médicos “tenham a oportunidade de trabalhar segundo a metodologia que nós utilizamos na FCS para ensinar os nossos alunos, tornando-se assim, o docente, parte integrante destas novas formas de aprendizagem”.
A promotora deste seminário adianta ainda que “a maneira como aqui trabalhamos e formamos os docentes é muito semelhante ao funcionamento normal de uma tutoria na FCS destinada aos alunos”. Os diversos grupos de trabalho, formados por quatro ou cinco elementos discutem as matérias entre si, procuram informações e fazem uma apresentação dos seus resultados. Acções seguidas nas tutorias pelos alunos da faculdade que estudam Medicina na Covilhã.
A responsável por este evento refere que “de início, tudo parece um pouco confuso, porque as pessoas estão habituadas ao sistema clássico de ensino”, sublinha Isabel Neto. Esta docente acrescenta ainda que este tipo de iniciativas tem lugar diversas vezes ao ano, para que “sejam abrangidos todos os docentes”.
Outra das apostas deste método de ensino “reside na promoção da auto-aprendizagem”. Isabel Neto traça um quadro “bastante positivo” do que têm sido os primeiros anos de funcionamento da FCS. A mesma alerta para que “essa conclusão venha a tornar-se ainda mais verdade quando estiverem formados os primeiros médicos”. Segundo esta docente, com este método de ensino “conseguimos ter alunos com uma preparação científica que consideramos bastante adequada ao desempenho da medicina”. Para além de que estes futuros profissionais de saúde adquirem competências para continuar os diversos ciclos de formação.