O programa e toda a sua metodologia estiveram em análise na UBI
Programa apresentado na Covilhã
PISA testa competências
de jovens portugueses

A capacidade de aplicação de conhecimentos em desafios da vida real será muito em breve avaliada pelo PISA (Programme for International Student Assessment) em jovens de vários países, entre os quais Portugal. Neste terceiro ciclo de testes a literacia científica estará em destaque.


Por Liliana Ferreira


No PISA todos os passos de execução do estudo são de suma importância para uma avaliação rigorosa e fundamentada do desempenho dos jovens em análise. Tendo em conta esta referência à transparência de todo o processo e suas várias etapas, esta sexta-feira, 31 de Março, o Departamento de Matemática promoveu, na Cinubiteca, uma conferência subordinada ao tema “Aspectos Metodológicos do PISA”. Glória Ramalho foi a conferencista convidada para proceder ao esclarecimento.
Durante a conferência a oradora abordou todas as etapas do processo desde da avaliação de itens que incorporam o estudo, passando pela formação dos avaliadores, e terminando nos critérios de selecção da amostra pretendida. Glória Ramalho vinca a importância deste estudo na medida em que “serve, mais do que de modelo de explicação, como molde de compreensão para a real situação de literacia de cada país em análise”.
No ranking dos dois estudos já realizados – o primeiro com incidência nas competências de leitura (2000), e o segundo onde se destacam as competências em cálculos matemáticos (2003) – Portugal apresentou um fraco nível de desempenho. Vários são os factores apresentados para justificar os últimos lugares da tabela. Segundo a conferencista “a inoperância da retenção escolar, a falta de capacidades para compreender enunciados e a desvalorização social do trabalho intelectual são a base do mau desempenho que o país tem apresentado nestes últimos estudos”. Glória Ramalho adianta ainda que “cabe a cada país reflectir sobre os resultados e executar planos educativos e sociais que fomentem melhores competências nos seus jovens”.
O PISA é um programa internacional de avaliação comparada, cujo objectivo “é produzir indicadores sobre a efectividade dos sistemas educacionais, avaliando o desempenho de alunos na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países”. O estudo PISA foi lançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em 1997. Contudo o primeiro estudo só se viria a realizar no ano 2000, contando com a participação de 265 mil alunos de 32 países. No ano de 2003 efectuou-se o segundo ciclo de testes do qual a literacia matemática esteve em destaque. Este já contou com um número mais alargado de países participantes (41 países) contudo, apresentou um menor número de alunos testados (250 mil).
Um novo estudo está já em processamento. Os testes aos alunos serão efectuados entre 20 de Abril e 31 de Maio deste ano. A preponderância dos itens em análise recai sobre a literacia científica e prevê-se a participação de 58 países envolvendo mais de 200 mil alunos de cerca de 7 mil escolas. Os resultados deste terceiro ciclo serão anunciados em Dezembro de 2007.