Ver fotos
Numa passerelle colocada na estância Vodafone, cerca de 26 alunos de Design Têxtil e do Vestuário, inspirados na serra e na neve, mostraram as suas colecções e as diferentes tendências da moda.
A criatividade é o que melhor define o Snow Fashion 2006. “Nós procuramos esquecer o lado do funcionalismo e do design, foi muito agradável abusar da criatividade”, explicou Ana Brígida, uma das alunas que apresentou a colecção “Dark Snow”.
Miguel Gigante, estilista e coordenador do desfile, demonstrou-se bastante satisfeito, quer pelo interesse por parte dos meios de comunicação, quer pela reacção dos alunos de têxtil que, não hesitaram em participar no evento. No entanto, o estilista esperava a presença de mais pessoas, “O Snow Fashion 2006 foi adiado, devido às condições atmosféricas, e as pessoas ficaram um pouco confusas. Muitas não sabiam que tinha sido alterado para o dia 1 Abril, e talvez por isso, não tenha aparecido mais gente”.
“Um cenário único como nunca aconteceu na Serra da Estrela”, foi desta forma que Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, descreveu o desfile de moda. Segundo ele, esta experiência poderá transformar-se num projecto com maior dimensão, mais amplo e com mais patrocinadores.
O administrador da Turistrela revelou ainda que este tipo de eventos exige um maior apoio por parte das Câmaras municipais e agências de turismo “Houve um investimento financeiro apenas da Turistrela, e a criação de condições para a realização do acontecimento exigiu um investimento de 50 mil euros”.
“A Câmara Municipal de Seia esteve connosco, tal como a Universidade da Beira Interior. Contamos também com o apoio da empresa de telecomunicações Vodafone, e de algum apoio logístico, como o Bar Santa Hora e do Espaço”, acrescentou Artur Costa Pais.
Perante o resultado surpreendente do desfile e a adesão de aproximadamente 2500 pessoas, a moda poderá voltar à Serra da Estrela, num futuro “Snow Fashion 2007”. |