As zonas rurais estão a atrair um novo tipo de turismo que está a emergir em vários países da Europa. A conferência "Tendências en el marketing turístico para destinos de interior", elaborada pelo professor José Manuel Hernández Mogollón da Universidade de Extramadura, abordou esta questão. O evento decorreu no passado sábado, 1 de Abril, no pólo IV da UBI.
Para José Mogollón, o turismo do interior apresenta-se como uma nova oportunidade, à qual os profissionais de marketing devem prestar atenção, anunciando-se como "o ouro negro" do mercado turístico. Durante a conferência o professor espanhol elucidou os presentes, sobretudo docentes e alunos da área do marketing, acerca deste fenómeno. O conferencista explicou que se o Algarve representou desde sempre o destino predilecto da maioria dos portugueses para passar as férias, pelo seu clima e praias, os destinos culturais e de Natureza começam a integrar-se na lista de lugares turísticos em voga.
A tranquilidade e a fuga aos grandes aglomerados de pessoas são os principais atractivos destes destinos: "nas zonas como o Algarve há uma grande concentração de pessoas, mas isso não é aquilo que se pretende no turismo do interior" refere. Para exemplificar esta realidade o docente enunciou vários casos de sucesso em turismo rural, que se verificam na região de Extramadura, em Espanha.
O especialista garantiu que " é cada vez mais frequente" registar em certas zonas rurais a existência de pessoas que largam outros ofícios para se dedicarem à exploração do turismo. Notou ainda que normalmente as pessoas que trabalham neste meio são "empresários familiares, com uma escassa capacidade financeira". Estes novos empresários "compatibilizam" a vida familiar e profissional no mesmo espaço, criando habitações viradas para acolher turistas por um baixo custo: "É um trabalho que exige um alto nível de despenho" concluiu.
A conferência de José Mogollón fez parte de um ciclo de conferências financiado pelo programa de apoio Foral, e que tem duração até Junho de 2006, na sequência de várias palestras integradas na nova pós graduação da marketing territorial da Universidade da Beira Interior. |