As Cadetes do Unidos do Tortosendo bateram, na passada semana, no Tortosendo a Escola Limiana por 76-68. A primeira classificada da Taça Nacional de Cadetes Femininos – perdera por apenas um ponto em Coimbra, após dois prolongamentos – caiu, assim, aos pés das comandadas de Paulo Farinha num jogo emocionante e muito bem disputado.
Começou bem a turma beirã, mas rapidamente a Escola Limiana começou a roubar bolas e concretizar em contra-ataques fulminantes, através de duas extraordinárias jogadoras que possui. O Unidos respondia em velocidade ou recorrendo ao “1 X 1” a partir do poste alto ou lançando a quatro metros, mas ao intervalo perdia já por dez (13-23). No segundo quarto, o Unidos não foi capaz de obrigar as adversárias a cometer faltas (fizeram apenas uma), para aproveitar o facto de serem apenas seis, mas começou a defender melhor e a meter mais pontos. Um triplo mesmo antes do intervalo reduziu a diferença para seis. No terceiro quarto, o Unidos aproximou-se, à medida que chegava mais gente ao Pavilhão do Tortosendo para ver e apoiar a sua equipa.
Outro triplo empatou o jogo e a partir de aí o Unidos mostrou a calma suficiente para conseguir marcar de longe, mas sobretudo perto do cesto, em penetrações corajosas e de muita garra que carregaram as adversária de faltas. Das jogadoras em campo, todas deram extraordinária conta de si, umas marcando mais pontos, outras defendendo, outras lutando por cada ressalto e cada bola: uma verdadeira equipa, as que não jogaram não pararam de apoiar as colegas.
Com a assistência eufórica, as jogadoras do Unidos mostraram a sua classe ao controlar o tempo de jogo, calmas mas decididas, com a motivação extra de um jogo importantíssimo.
Um oportuno ressalto ofensivo, cesto e lance livre adicional expulsaram a brava poste limiana com cinco faltas. A partir de aí, as bases do Unidos controlaram o jogo ainda mais. Um extraordinário jogo de basquetebol.
Juniores continuam marcha vitoriosa
A formação Júnior do Unidos somou a quarta vitória em cinco jogos na Taça Nacional do escalão. As basquetebolistas tortosendenses bateram, no último sábado, a turma do Basket da Barca, em Ponte da Barca. Apesar da viagem desgastante, a equipa beirã somou mais um triunfo que solidifica a segunda posição na prova. Isto apesar de ter ficado sem uma das pedras mais influentes do plante (Margarida Seixas) que abandonou a partida devido a um entorse no pé, após ser derrubada, várias vezes, pelas adversárias. |