Workshop do Teatru'UBI
Palhaços e dança no Teatro-Cine

Nem só de teatro viveu o evento promovido pelo Teatr'UBI. Dois workshops marcaram também as actividades deste grupo, na Covilhã.


Por Vânia Rodrigues

Dois workshops estiveram também a decorrer na Covilhã

O Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior, juntamente com a ASTA (Associação de Teatro e Outras Artes), organizaram um Festival de Teatro entre os dias 14 e 27 de Março, onde várias universidades de Portugal, Espanha, América Central e América do Sul, vieram até ao Teatro-Cine da Covilhã para apresentar as suas peças. Foi neste contexto que foram realizados dois workshops, um workshop de Clown e Máscara Neutra e outro de Dança Contemporânea, que tiveram início dia 20 de Março e culminaram, ontem, dia 27.
Estes dois Workshops foram ambos dirigidos por Paulo Monteiro, formado em Interpretação Teatral na Academia Contemporânea do Espectáculo. Este residente do Porto deslocou-se até à cidade da Covilhã com o principal objectivo de dar a conhecer um pouco destas duas vertentes, e suscitar um interesse maior destas por parte das pessoas e do público em geral. Os Workshops foram realizados todos os dias entre a data referida, com a duração de duas horas e meia cada um. As inscrições foram limitadas, “porque trabalhar com grupos pequenos faz que a mensagem transmitida seja mais eficaz e a aprendizagem mais intensa”.
O Workshop de Clown e Máscara Neutra, segundo o formador, tem como finalidade, “a descoberta do palhaço que existe em cada ser humano”, uma forma de manifestar a verdadeira graça. Tudo isto com a ajuda da Máscara Neutra, percebendo assim tudo aquilo que pressupõe a arte do Clown. Durante este trabalho aprendem-se as noções básicas do Clown e a forma como se devem comportar em palco.
O Workshop de Dança Contemporânea comportou essencialmente o conhecimento do corpo, trabalhando-o para transmitir emoções, através de exercícios coordenados, exploração do espaço e do outro, conhecendo-o. Aprendem-se movimentos directamente ligados aos tempos musicais, com exercícios básicos de contacto com diferentes formas, texturas e objectos. Estes movimentos são na sua maioria de auto-conhecimento, onde implica improvisações até se compor uma performance, que foi apresentada ontem ao público, dia em que se conclui o evento. Estas duas iniciativas terminaram a 27 de Março, data em que se festejou o Dia Mundial do Teatro. A apresentação da performance de Dança Contemporânea realizou-se por volta das 21 horas, no Teatro-Cine.