No passado dia 26 de Março foi a vez de subir ao palco, no âmbito do X Ciclo de Teatro Universitário, a peça “El Barón Rampante”. Uma demonstração baseada no romance literário de Italo Calvino que é conhecido pelo seu romantismo e um humor mágico. A adaptação e direcção estiveram a cargo de Fernando da Costa. A peça decorre entre dois cenários, a mansão da família e o bosque. A acção gira em torno das várias personagens e dos seus dramas, como os mendigos que roubam fruta porque têm fome ou dos desterrados espanhóis. Destaca-se a personagem estranha de Cósimo que sempre viveu a sua vida no topo das árvores e que tinha um amor incondicional pela jovem Viola. Cósimo vai confidenciando com a sua irmã Biagia, que é também a narradora. Biagia dirige-se ao público descrevendo paisagens poéticas e os estados de espírito das personagens. Em contraste com a calma de Cósimo e Biagia, estão os criados, os mineiros e as cenas épicas de lutas e de jogos, que se travam a um ritmo alucinante. Há uma constante intervenção de elementos surpreendentes na história e que levam á aparição do grande chefe francês Napoleão.
Os 13 actores jogam diferentes papéis e vão-se desdobrando agilmente em outros papéis ágeis e versáteis de forma a preencher o drama e a complementar as cenas mais íntimas. Tudo foi devidamente planeado na apresentação da peça desde a iluminação, a música, o vestuário e todos os adereços necessários e que reunidos deram um resultado final de uma fantástica aventura.
No final o elenco reuniu-se com o restante público para a habitual tertúlia. De entre as várias opiniões, no geral a peça agradou a todos não só pela produção no vestuário mas também cenário, iluminação, música e elenco. Os artistas agradeceram e prometeram voltar para uma próxima edição. |