"A revista pretende ser a montra de todo um território das Aldeias de Xisto que é muito vasto e desconhecido, construindo uma marca que possa ser divulgada em termos turísticos", afirma o presidente da associação, Paulo Fernandes. Segundo o presidente da Pinus Verde, a edição da revista insere-se no Plano de Desenvolvimento Sustentado das Aldeias de Xisto que inclui sinalética específica, placares informativos, selo de qualidade para produtos locais e várias iniciativas de animação e promoção.
A publicação, com periodicidade quadrimestral, está colocada à venda em postos de turismo dos 13 municípios abrangidos, estando em análise a sua distribuição nos aeroportos nacionais, nas estações de serviço e nas papelarias dos grandes centros comerciais do País. "As linhas de força do projecto da revista são o património, tradições, cultura, gastronomia e os produtos locais, a preservação da memória e do ambiente", explica Paulo Fernandes, adiantando que o "projecto editorial se encontra muito ligado aos agentes económicos". A requalificação das 23 aldeias desenvolveu-se numa perspectiva de valorização do património construído, dinamização das artes tradicionais e defesa e preservação da paisagem, ao abrigo do Programa Aldeias de Xisto, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. |