O portal QuestionMark, utilizado por uma larga comunidade de investigadores, docentes e académicos publicou um artigo sobre a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
Neste conhecido portal, onde se liga uma comunidade de todo o mundo, é feita referência à FCS como um caso de estudo pelo seu “novo método de ensino na área das ciências médicas”. Devido ao facto do método aplicado ser baseado “quase na totalidade em tecnologias de E-Learning , com suporte digital e através da Internet”, a FCS é apontada como “exemplar nesta área”. João Queiroz, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, em declarações ao Urbi , mostrou-se “bastante orgulhoso de todo o trabalho feito”. Para este responsável, o estudo agora tornado público na América, “vem confirmar a aposta feita pela UBI nas questões relacionadas com os métodos de ensino inovadores e com as novas tecnologias”.
Outro dos pontos que merece destaque no estudo agora tornado público à escala mundial, é o facto das avaliações “estarem baseadas em questionários de percepção ou compreensão”, adianta o mesmo documento. Razões que levam o portal a considerar a UBI como “um case study à escala mundial e uma faculdade inovadora no campo das novas tecnologias e do E-Learning ”.
Uma das grandes vantagens que o mesmo documento assinala é o facto de “através deste método – que recorre às novas tecnologias – não existem salas de aula repletas de alunos, os quais podem ser acompanhados de forma pessoal pelo seu tutor através da Internet”. Um facto “assinalável” que decorre desde o primeiro ao último ano. Recorde-se que o método de ensino aplicado pela primeira vez no nosso País, pela FCS consiste num método tutorial e numa forte aposta nas novas tecnologias. Os alunos têm as suas matérias e as suas aulas numa página própria que podem aceder de qualquer ponto do mundo, a qualquer hora. Dúvidas, avaliações e outras actividades podem também ser feitas através da Internet. Todas estas ferramentas estão alojadas na Internet da própria faculdade, como refere o artigo.
Os questionários realizados pela FCS passam por cinco etapas, como é explicado no artigo. Isto porque, os alunos de Medicina da UBI fazem as suas avaliações recorrendo também a um suporte digital. Os docentes começam por elaborar um questionário que é depois revisto por um organismo próprio ligado à faculdade. O sistema de informação converte, numa terceira fase, o questionário revisto para o formato a ser aplicado na Internet. Os alunos respondem aos questionários e no final podem consultar as suas respostas, ver as classificações, as soluções correctas, ou, em caso de respostas incorrectas, o que deveriam ter colocado.
Este portal, com base nos Estados Unidos da América apresenta-se também em suporte de papel e publica artigos de diversas partes do globo relacionados com a área da saúde. No artigo que faz referência à UBI é referido que esta é “uma das poucas instituições no mundo que apostaram neste novo método de avaliação e nas ferramentas de trabalho digitais, com a confidencialidade da própria faculdade, como tal, poucas exploraram ainda, como a FCS, as potencialidades da Internet”, acrescentam.
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