Um estudo baseado em registos feitos através das respostas dadas a vários itens serviu de base a uma dissertação em matemática apresentada por Patrícia Dinis Mota da Costa. Sob o título “Modelos de resposta ao item”, a autora começou por “trabalhar várias tabelas com resultados estatísticos”. Este tipo de teoria que serve essencialmente “para a criação de escalas de desempenho”, começou por ser utilizado “na matemática e noutras disciplinas basilares”, adianta Patrícia Costa. A mesma refere que neste momento “a resposta ao item é aplicada na medicina, na economia e em quase todas as áreas”.
O método de trabalho da resposta ao item consiste em “fazer o tratamento estatístico dos dados recolhidos para depois se criarem escalas que têm inúmeras aplicações”. Segundo Patrícia Costa, este estudo é pioneiro no nosso País, “sobretudo nestes moldes”.
A tese que agora foi defendida está a ser aplicada no projecto de investigação denominado, “Eficácia escolar em matemática”, que funciona no Departamento de Matemática da UBI.
A prova teve como júri Pedro Nuno Ferreira Pinto de Oliveira, professor associado da Universidade do Minho, Manuel Joaquim da Silva Loureiro, professor associado da Universidade da Beira Interior, Maria Eugénia Neto Ferrão da Silva Barbosa, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Célia Maria Pinto Nunes, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior. |