Rui Miguel*
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Potenciar a criatividade
Perante o cenário actual, o desafio que se coloca à indústria têxtil nacional é o da construção de uma competitividade sustentável, alicerçada fundamentalmente na capacidade de utilização de um conjunto de factores dinâmicos, nomeadamente a tecnologia, o marketing, o design, a inovação e outros que garantam a obtenção de vantagens comparativas sólidas. O segredo desta capacidade está nos recursos humanos devidamente formados nas diversas áreas chave. Com efeito, é perante o aumento dos desafios que maior necessidade há de as empresas recorrerem a colaboradores com melhor formação.
As empresas sentem, há uns anos a esta parte, uma grande necessidade de ganharem competências no domínio do produto, tanto ao nível de inovação e desenvolvimento, como ao nível do mercado. Adquirem, assim, protagonismo os designers com adequada formação cultural, artística e tecnológica, que apele à criatividade, ao sentido crítico e à experimentação como caminhos para a inovação, com competências para contribuírem para a modernização dos conceitos estético e funcional dos produtos, tanto têxteis como vestuário, capazes de os conceberem com mais valia satisfazendo as necessidades do mercado.
Como a dificuldade está em como se potenciar a criatividade que conduzirá à inovação, as “1ªs Jornadas Internacionais de Arte & Moda da Universidade da Beira Interior”, organizadas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, proporcionaram um participado fórum de reflexão e discussão da multidisciplinaridade associada ao tema, tendo como centralidade o ser humano, no sentido de contribuir para a consolidação de uma base científica e cultural para o acto criativo e para o entendimento da interdependência entre a arte e o consumo. Participaram professores universitários, artistas plásticos, historiadores, médicos, antropólogos, filósofos, jornalistas (psicólogos e sociólogos) e directores de museu e de teatro que mostraram como os projectos de moda podem ser influenciados pela arte, mas também como peças de moda podem ser entendidas como objectos de arte.
* Presidente do Departamento de Ciências e Tecnologia Têxtil da UBI |