Um evento organizado por docentes e alunos de Ciências da Comunicação, ramo de Publicidade e Relações Públicas
Aula aberta
Directora de Comunicação da Unicer na UBI

Joana Queiroz Ribeiro, considerada a melhor directora de Comunicação em 2004, segundo os prémios atribuídos pela revista Meios e Publicidade, veio à UBI para uma aula aberta sobre Comunicação Empresarial e Institucional. Um evento organizado pelos docentes e alunos do curso de Ciências da Comunicação.


Por Lidiane Oliveira


A Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais da Unicer, Joana Queiroz Ribeiro, apresentou uma aula aberta sobre Comunicação Empresarial e Institucional, no dia 7 de Dezembro, na sala dos Conselhos da UBI.
A Unicer é um grupo empresarial fortemente implantado em Portugal que comercializa marcas famosas como a Super Bock, Vitalis, Pedras Salgadas, Frutis, Frisumo, entre outras.
Joana Queiroz Ribeiro é uma profissional já há muito reconhecida pelo seu trabalho na comunicação empresarial. Formada em Engenharia Alimentar trabalhava com a certificação de qualidade dos produtos da Unicer acumulando posteriormente a função de Relações Públicas. “Com a mudança de presidente da empresa sentiu-se a necessidade de mudar de estratégia e de se criar uma direcção de comunicação. Fizeram-me a proposta e assim larguei a qualidade e tornei-me directora de comunicação”, explica.
Questionada sobre o objectivo das aulas abertas, Joana Ribeiro salienta que “para além de disponibilizar bebidas para os consumidores a Unicer tem outros papéis na sociedade um deles é uma relação apertada com as universidades para contribuir para o valor acrescentado que os alunos vão reter com as aulas. Além disso ficam a conhecer melhor a empresa”. Quanto às aulas abertas a directora acredita que “são importantes para dar aos alunos uma ideia da aplicação prática daquilo que aprendem na teoria, para assim perceberem melhor como o que é ensinado nas aulas pode ser colocado em prática com sucesso.”
A opinião de Gisela Gonçalves, professora do ramo de Publicidade e Relações Públicas vai no mesmo sentido. “Estas aulas são importantíssimas para os alunos perceberem o que se passa na vida real e verem a teoria aplicada na prática. Só tenho pena que grande parte dos alunos não aproveite”, refere.
Mesmo assim a sala estava bem composta e os alunos presentes interessados e com algumas questões. Uma delas, mais ousada, foi se os alunos de Publicidade e Relações Públicas podem contar com oportunidades de estágio na Unicer. Joana Ribeiro respondeu positivamente.
Por parte dos alunos o balanço da aula também foi positivo, Lúcia Martins finalista do ramo de Publicidade e Relações Públicas salienta a importância de tais iniciativas para criar um maior e melhor contacto entre as universidades e as empresas.
A conferência organizada pelo Departamento de Comunicação e Artes, no âmbito da licenciatura em Ciências da Comunicação/ramo Publicidade e Relações Públicas, foi também vocacionada para todos os alunos de comunicação e interessados na temática.