Numa parceria inédita, a empresa Vodafone vai aliar-se à Turistrela e patrocinar a Estância de Esqui da Torre. A empresa de telecomunicações torna-se, assim, a primeira entidade privada a patrocinar a estrutura, à qual vai associar o nome nos próximos dois anos, e contribui de forma significativa para o arranque do projecto turístico que a Turistrela planeou para aquela zona. A cerimónia decorreu na quarta-feira, 30 de Novembro, no restaurante da, agora denominada, “Estância Vodafone – Serra da Estrela 2000, num Maciço Central coberto de neve, um dia depois da abertura oficial da época 2005-2006 .
O projecto, da responsabilidade da Turistrela, concessionária exclusiva da exploração turística na Serra da Estrela acima da cota dos 800 metros, envolve um investimento global de cerca de 75 milhões de euros. Entre as acções previstas, incluem-se a ampliação das pistas de esqui para 50 quilómetros, a instalação de três telecabines para melhorar o acesso viário à Torre e a transformação do antigo Sanatório dos Ferroviários num hotel de cinco estrelas, com 120 quartos (ver peça seguinte).
José Mendes Dias, director de marca da empresa não nega os “interesses comerciais” da instituição que representa, até porque espera um “impacto directo em cerca de 400 mil visitantes até Abril do próximo ano”, mas sublinha também a “preocupação no desenvolvimento regional – neste caso através do turismo”, à semelhança de outras iniciativas levadas a cabo pela Vodafone em outros pontos do País. A razão do investimento na estância, explica, “deve-se ao facto de a marca se querer ligar aos valores associados aos desportos de Inverno”. Uma área “em franco crescimento” em Portugal – conta com cerca de 600 mil praticantes segundo estimativas recentes – na qual a empresa pretende “penetrar”. Tendo a Serra da Estrela a única estância de esqui do País, esclarece Mendes Dias em tom de brincadeira, “a Vodafone vai cobrir 100 por cento do mercado”. Mas como a neve não dura todo o ano, a empresa de telecomunicações tem também planeadas actividades de Verão, sobretudo desportivas. O objectivo, explica o director, “é fazer com que a Estância seja um foco de atracção durante todo o ano”.
Para já, o nome da empresa fica directamente ligado aos existentes 6 mil e 200 metros de pistas, mas o objectivo é, num futuro próximo “quadruplicar a área esquiável e, depois, chegar aos 50 mil metros”, revela Artur Costa Pais, máximo responsável da Turistrela. Com o patrocínio da Vodafone, continua o presidente da empresa beirã “o arranque do projecto adquire maior viabilidade e ganha os meios que permitem à Turistrela e à própria região encarar o futuro desta iniciativa com optimismo e entusiasmo”. |