A festa arrancou em grande força no sábado 26, logo de manhã, pelas 8 horas, com o indispensável “warm up”. Horas mais tarde, às 11 horas e 30, teve então lugar um dos momentos mais altos do espectáculo, a tão aguardada partida das “24 horas TT Vodafone”. Foi a partir deste momento que as equipas em corrida enfrentaram umas das provas mais duras do calendário oficial.
Foram 24 horas intensas que levaram pilotos e carros aos extremos da sua resistência, fiabilidade e desempenho. Em qualquer instante, as dezenas de equipas em pista viam-se obrigadas a fazer um desvio para as suas boxes.
Estavam a concorrer equipas de várias nacionalidades. Durante toda a tarde a tabela de classificações da prova sofria alterações constantes. A equipa de Robert Poletti, Georges Lansac e Reynald Prive estava determinada a não largar o lugar da frente. Mesmo com o frio muito rigoroso a enregelar carros e pilotos, esta festa do Todo-o-Terreno organizada pelo Clube Aventura, sobre a direcção de José Megre decorria com boa disposição e muita animação em pista.
As duas grandes estrelas do evento durante a 12ª hora da corrida foram, o Buggy Mégane da equipa Pollety e o Clio V6 de Mário Andrade, Gerand Monce, Stephane Barbry e Alexandre Andrade, que se encontrava na segunda posição, a uma volta de atraso relativamente ao seu rival.
Ao longo da noite fria, depois de mais de 12 horas de dura competição, potenciais vencedores enfrentaram algumas complicações como avarias e acidentes que, em alguns casos, acabaram por ditar a sua desistência. Um dos casos foi a equipa de Mário Andrade, que esteve sempre na luta pelo lugar da frente.
Como tem vindo a ser hábito neste evento, a festa decorreu dentro e fora das pistas, com muita distracção para as dezenas de visitantes que invadem a vila alentejana todos os anos. Além das sempre presentes roulotes com comida e bebida, os visitantes puderam ainda encontrar uma tenda gigante com música toda a noite.
Depois de um dia inteiro de competição a prova terminou às 11 horas e 30 de domingo, 27 e o carro a chegar em primeiro lugar foi o Buggy Mégane da equipa Poletty. Os pilotos tiveram então um período de merecido descanso antes do espectáculo da atribuição de prémios efectuada por José Megre, que se realizou às 14 horas e 30.
O vencedor do Troféu RTP Todo-o-Terreno 2005 ganhou uma Nissan PickUp King Cab. |