“Marketing Experimental – Ao encontro das emoções” foi o tema de um workshop de Marketing, realizado no passado dia 21 de Novembro, no pólo IV da Universidade da Beira Interior. O Núcleo de Marketing da UBI (MKTUBI) foi o principal responsável pela organização desta iniciativa.
Miguel Alçada Baptista, consultor de Marketing,
foi o primeiro interveniente da tarde, dando relevo à
importância da relação entre vendedor
e comprador ao nível do marketing. O dia-a-dia
é um ponto de partida para uma boa interacção,
entrando a marca na intimidade do consumidor como um patrocínio
emotivo, fazendo com que não haja uma acomodação
do comprador em relação ao produto. Para
finalizar a sua apresentação, Miguel Baptista
deu conselhos a todos os alunos de Marketing no sentido
de “combaterem a falta de fé” e “acreditarem sempre
nas suas ideias”.
“Como gerir a carreira?” foi o mote para a apresentação
do docente da UBI Paulo Duarte. Um tema “muito pertinente
para os dias de hoje”, visto que o desemprego aparece
cada vez mais em voga, acrescenta o docente. A mutação
do mercado de trabalho, o fim dos empregos para a vida,
o canudo como garantia foram alguns dos argumentos apresentados
por Paulo Duarte para que haja uma atenção
redobrada para a gestão de uma carreira. Numa apresentação
com bastante interacção entre alunos e orador,
o docente da UBI alertou para o facto que se deve começar
a pensar na carreira a partir do momento da entrada na
Universidade. Depois de dado esse passo, o importante
é aproveitar todos os recursos e habilidades para
lançar a carreira ou mesmo para a consolidar. Num
paralelo entre o Marketing Mix e as carreiras, Paulo Duarte
focou quatro pontos essenciais: o produto (considerações
pessoais), o preço (como negociar a remuneração),
a comunicação (enviar currículos,
pessoalmente ou por telefone) e a distribuição
(como atingir o alvo, fazendo feiras e conferências).
O tema geral do workshop também foi abordado pelo orador, apresentando o Marketing Experimental como uma componente do marketing que tem por objectivo fazer com que as acções da marca proporcionem experiências ao consumidor, mais do que um produto ou serviço, mas que esses estímulos cativem os sentidos, a inteligência, acção e interacção do consumidor. Todas estas experiências emocionais levam a uma fidelização do cliente.
No final, Cristina Manteigas (MKTUBI) fez um balanço positivo, apesar da dificuldade para encontrar oradores que participassem neste evento. Destacou ainda a importância destas conferências para que “os alunos vejam como se aplica os conceitos aprendidos nas aulas”. |