No âmbito da comemoração dos 50 anos do Hospital do Fundão, foi aí inaugurada na passada semana, a primeira sala de ensino direccionada aos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.
Os alunos já frequentavam nesta unidade hospitalar aulas relacionadas com a área de Infecciologia. Porém a criação de instalações específicas só foi concretizada, durante o corrente ano. Actualmente, a sala de aulas dispõe de vários recursos didácticos que de acordo com os discentes “vão de encontro às necessidades dos alunos”, permitindo-lhes assim uma aproximação à realidade da Medicina Paliativa (Doenças Terminais).
Inaugurado a 16 de Outubro de 1955, o Hospital do Fundão sucedeu ao antigo Hospital da Misericórdia, construído em finais do séc. XIX. Em 1976, associou-se à rede oficial dos Hospitais Portugueses, tendo 23 anos depois sido integrado no CHCB, S.A.
O serviço de Cuidados Paliativos deste Hospital, futuramente com duas novas unidades de Oncologia e Infecciologia, até agora inexistentes na região, é considerado um dos melhores do País. O médico Lourenço Marques, docente na UBI em Artes da Medicina e responsável pela Unidade da Dor do Fundão, remata que este tipo de serviço é conseguido somente com a presença de uma equipa “multidisciplinar e humana”. |