O seminário
com o tema “Da Educação Física
à Ciência da Motricidade Humana”, realizou-se
dia 31 de Outubro num anfiteatro do pólo do Ernesto
Cruz.
O professor Manuel Sérgio é licenciado em
Filosofia e doutorado em Motricidade Humana, é
um filósofo, um escritor e também um poeta.
A questão que marcou esta iniciativa do Departamento
de Ciências do Desporto da UBI é a de que
“como é que um homem da filosofia se preocupa
com actividades de desporto”. Questão que
o orador convidado soube responder dizendo que “sou
da bola antes de ser da Filosofia”, pois quando
deu início ao seu estudo tentou aplicar o que aprendia
no desporto.
Conjuntamente com Fernando Almada, docente do Departamento
de Desporto da UBI, deram origem ao novo curso que se
designa por Ciências do Desporto. Este curso é
novo, uma nova designação da Educação
Física, mas ainda mais completo. “A Educação
Física é uma pedagogia não uma ciência”,
referiu Manuel Sérgio. “O que é o
novo e para que serve?” foi também uma temática
abordada. Este novo, o curso de Ciências do Desporto,
integra uma nova ordem do conhecimento, uma fundamentação.
“O que é não pode ser”, tudo
está em mudança contínua, aqui nasce
o novo. Foram citados muitos filósofos como Locke,
Descartes, Platão entre outros, referindo que todos
eles usavam o desporto nas suas teorias. Muitas das teorias
de diversos filósofos remetem para o desporto,
como é o caso de Platão na obra “República”,
onde este recomenda a música e a ginástica.
A motricidade “é a passagem do físico
ao ser humano em movimento”, é uma virtualidade
para a acção. É um determinado tipo
de movimento, naquilo que o homem quer a toda a hora superar-se,
sendo sujeito porque é capaz de superar e superar-se.
Aqui dá-se a passagem do paradigma da simplicidade,
o corpo e a alma, paradigma onde nasce a educação
física, para o paradigma da complexidade. Hoje
sabemos que tudo é complexo, tudo é elemento
de um sistema, é necessário saber “o
texto e o contexto”. Referiu também Bachelard
que nesta passagem, fala em corte epistemológico,
que é a passagem do sensível ao inteligível,
do ideológico ao científico.
Este diálogo, como lhe chamou o orador tinha como
objectivo dar a noção de que o ser humano
tem um certo tipo de movimento e que esse é um
movimento de desenvolvimento.
O método da motricidade humana era o método
integrativo. Um método que seja a síntese
de muitos métodos, pois o ser humano não
se pode estudar, porque é muito complexo.
Esta “aula” não poderia terminar sem
que Manuel Sérgio deixasse uma mensagem aos alunos,
incentivando-os a ler, pelo menos 30 minutos por dia,
e a cultivar-se. “Sejam sempre sujeitos e nunca
objectos, transformem e vão caminhando para a sociedade,
ao se transformar a prática também se transforma,
em busca do triunfo”. Sendo filósofo, deixou
aos alunos “uma filosofia de vida”. Este foi
um seminário onde pode-se verificar que duas ciências
tão distintas têm muito em comum.
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