Desde os quatro anos de idade que desenha carros. O seu pai foi o causador de tal vício. Quando ainda frequentava a escola pré-primária, André Camboa recebe de presente do seu pai um pequeno Volkswagem Carocha. O brinquedo despertou-lhe a atenção de forma especial e passou para o papel vezes sem conta aquilo que julgava ser a forma do carro.
Já na escola André recorda o facto dos professores o questionarem várias vezes sobre a sua insistência no desenho de automóveis. É que “sempre desenhei carros, de todas as formas e de todos os feitios, se me pediam para fazer um desenho, era um automóvel”. A paixão pelas quatro rodas continuou pela adolescência e levou mesmo André Camboa a optar pelo curso em Design Industrial na UBI. A frequentar o segundo ano desta licenciatura, Camboa faz um desenho “bastante positivo” do curso. A componente prática ligada às disciplinas base “como física e matemática” são “mais valias curriculares, em relação a outras licenciaturas da área ministradas noutras instituições”. Há cerca de quatro meses André Camboa decidiu participar no desafio lançado pela SEAT, em parceria com a revista automóvel Automagazine , e enviou dois projectos seus para o concurso de design.
Para além de um protótipo, André Camboa teve de incluir no projecto todo um relatório sobre as características do carro, construção, motorizações, preços e possibilidade de comercialização. Ainda assim, este aluno da UBI deu asas à imaginação e inspirou-se no mais recente e também “mais dispendioso Mercedes, o SLK”.
A SEAT impunha como condição que os desenhos a concurso reproduzissem um protótipo com o nome de uma cidade espanhola. Nasce então o SEAT ARAGON, um roadster de dois lugares com quatro metros e meio de comprimento, um metro e 80 de largura e apenas um metro e 25 centímetros de altura. O autor deste protótipo descreve-o como “um carro arrojado, caro e cheio de estilo”. Características que conduziram esta máquina até ao quinto posto do desafio. Os projectos foram avaliados pelo chefe de design da AUDI, Walter da Silva, por dois elementos da SEAT e por dois profissionais da Automagazine . Esta equipa decidiu atribuir uma menção honrosa ao protótipo do aluno da UBI.
Camboa recorreu “aos conhecimentos adquiridos na cadeira do professor João Paiva Monteiro, sobretudo à ferramenta CAD 3D Rhinoceros”, para dar vida ao roadster vermelho. Este lugar, refere o jovem criador, “dá também embalagem para participar em eventos próximos que se realizam já em Janeiro”. André Camboa está já a desenhar um protótipo para concorrer a um desafio semelhante que vai ser lançado pela Peugeot. Os resultados do concurso SEAT e o protótipo do estudante das UBI podem ser vistos na página oficial do evento. |