Uma tese de doutoramento no ramo das Letras, apresentada na UBI mostra algumas novidades no que respeita às práticas pedagógicas do ensino da língua portuguesa. Maria da Graça Guilherme D'Almeida Sardinha estudou quatro escolas do concelho da Covilhã e a forma como nas mesmas era feita a leitura e compreensão de textos.
A tese de Graça Sardinha versa assim “sobre a compreensão, por parte dos alunos que acabam o 9º ano nas escolas do concelho, de alguns textos e da mensagem implícita nos mesmos”. Isto porque, segundo a autora da tese intitulada “As Estruturas Linguísticas, Cognitivas e Culturais: a compreensão leitora”, é necessário que os alunos tenham alguns conhecimentos básicos, estejam dentro de certos níveis culturais para que a compreensão de alguns textos “seja efectivamente uma realidade”.
De entre as conclusões que esta investigadora apresentou na sua tese, destaque para a necessidade urgente de “orientar e sensibilizar os professores para uma mudança nas práticas pedagógicas em relação à leitura”. Isto porque, muitas das vezes, “os alunos não compreendem aquilo que estão a ler” e daí ser necessário “uma maior explicação dos textos e introdução social, histórica, cultural, dos mesmos”. Para Graça Sardinha “não se pode ver a leitura como uma simples descodificação de texto” é preciso também abordar “a compreensão desse mesmo texto. Porque compreender um texto vai mais além do que ler o texto”, conclui.
Esta tese obteve a aprovação de um júri composto por João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria de Fátima das Neves Guerreiro Sequeira, professora catedrática da Universidade do Minho, António Carreto Fidalgo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Luís Filipe Tomás Barbeiro, professor-coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata, professora-coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Manuel Joaquim da Silva Loureiro, professor associado da Universidade da Beira Interior, Maria Antonieta Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior. |