Por Eduardo Alves


As novas tecnologias e uma rede de bibliotecas são desafios futuros na área

Dá pelo nome de Lombada a mais recente acção promovida no âmbito da pós-graduação em Ciências Documentais da UBI. Uma iniciativa promovida pelos 13 alunos que frequentam esta especialização com o objectivo de integrar os participantes na denominada “Rede de Competências em Ciências Documentais”.
Uma acção que juntou cerca de três dezenas de profissionais ligados ao mundo das bibliotecas e que contou com diversas temáticas. O auditório da Biblioteca Central serviu de palco para esta iniciativa que os alunos pretendem ver repetida.
Ana Correia, licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade do Algarve é uma das alunas a frequentar esta pós-graduação da UBI. Segundo a mesma, “é cada vez mais necessário, nesta área, acompanhar o desenvolvimento das tecnologias”. O programa seleccionado pelos alunos, “apresenta várias temáticas que vão desde a informática, até às novas temáticas de leitura”.
Ana Oliveira, licenciada em Estudos Ingleses e Alemães pela Universidade de Coimbra é outra das alunas desta pós-graduação. A Lombada 2005 foi, na sua perspectiva, “uma iniciativa de grande utilidade”. Todo o projecto começou por surgir na cadeira de Marketing e pretendia, a princípio, “capacitar as pessoas que estão nas bibliotecas para a “essencial dinamização e fomentação das novas tecnologias, em parcerias com os hábitos de leitura tradicionais”.
Outro dos factos que esta dezena de alunos se foi apercebendo ao longo da pós-graduação “e que se está a tentar discutir nesta iniciativa” prende-se com a necessidade de “estabelecer redes de cooperação entre as bibliotecas”, refere Ana Oliveira. Segundo esta responsável pela organização da iniciativa, “as bibliotecas têm de ser espaço voltados para as novas tecnologias”. Na era dos computadores e da Internet, “continua a existir um grande número de pessoas que se deslocam às tradicionais bibliotecas”, sublinha Ana Correia, ainda assim “os profissionais que trabalham nestes espaços, têm, de estar preparados para lidar com as novas tecnologias e fomentar a ligação com os livros”, remata.