Os hoteleiros da região serrana vão contar com avaliação dos seus clientes
Hoteleiros da Serra
Avaliados por clientes

No seguimento do PETUR, começa esta semana uma acção de avaliação dos serviços turísticos prestados na região da Serra da Estrela. Os resultados podem ajudar a uma certificação de qualidade.


NC / Urbi et Orbi


Um grupo de 30 estabelecimentos hoteleiros da região da Serra da Estrela vai sujeitar-se à avaliação dos clientes, através de um inquérito, revela o coordenador do Plano Estratégico para o Turismo da Serra da Estrela (PETUR). Segundo Pedro Guedes, o inquérito será o primeiro trabalho a desenvolver no âmbito do Observatório Turístico do PETUR, devendo as primeiras equipas partir para o terreno esta semana, a fim de contactarem os clientes dos estabelecimentos envolvidos. A avaliação pode ser o primeiro passo num processo de certificação de qualidade turística da Serra da Estrela, admitiu Pedro Guedes, acrescentando que "dentro de meses saber-se-ão quais as características valorizadas pelos clientes e poder-se-á chegar às condições que definam um sistema de certificação adequado a esta região".
Os dados recolhidos pelo Observatório Turístico serão depois sujeitos a tratamento estatístico para divulgação pública e utilização pelos parceiros e empresas envolvidas no PETUR. O plano envolve um conjunto de dez municípios - Aguiar da Beira, Belmonte, Covilhã, Celorico da Beira, Guarda, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Seia e Trancoso - e tem por objectivo uma estratégia unificada para o turismo da Serra da Estrela. É um projecto estimado em 120 mil euros, financiado a 75 por cento pela Acção de Base Territorial (AIBT) da Serra da Estrela, cabendo o restante aos dez municípios envolvidos.