Nélia Trindade
trabalha na Escola Profissional do Fundão, onde
lida, diariamente, com a área de apoio à
Coordenação da Direcção Pedagógica.
Foi desta actividade que nasceu a ideia de iniciar um
trabalho que avaliasse aquilo que a Escola Profissional
oferece ao nível das práticas de formação.
A tese de mestrado que resultou desta motivação
de Nélia Trindade incidiu, essencialmente, na análise
que os alunos fazem da eficácia das práticas
de formação a que os professores recorrem
na Escola Profissional do Fundão. Os protagonistas
do estudo são, deste modo, os alunos. “ Os
formandos são o ponto central da acção
educativa. Centrei-me nas representações
e nas precepções que eles têm do trabalho
da Escola”, conta.
O júri da prova foi constituído por Isabel
Ferraz, da Faculdade de Psicologia e Ciências da
Educação da Universidade de Coimbra (no
papel de Arguente), Maria de Fátima Simões
(Orientadora da Tese) e Maria Luísa Ferraz do Departamento
de Ciências da Educação da UBI. Considerando
que a temática presente na tese é de “extremo
interesse” no actual momento de ensino, em que se
assiste a uma redefinição de políticas
do Ensino Profissional em Portugal, os membros atribuíram
à dissertação de Nélia Trindade
a classificação máxima: “Muito
Bom”.
Terminou da melhor forma um trabalho de quase três
anos. Nélia Trindade, naturalmente satisfeita,
contou ao Urbi que a elaboração deste estudo
foi, em tudo, proveitosa. “Foi positivo não
só em termos de investigação, mas
também no que se refere à minha vida na
Escola, já que o estudo tem uma ligação
directa com o meu contexto profissional”, conclui.
|