Olhar para o espaço escolar enquanto lugar de segurança foi o objectivo deste estudo
Doutoramento em Sociologia
O desassossego escolar

Falar sobre a escola e o espaço que a envolve de forma a olhar para esta estrutura como algo que compromete as pessoas que nela trabalham e convivem foi o objectivo da tese de doutoramento apresentada na UBI.


Por Eduardo Alves


Na maior parte das vezes olha-se para a escola como apenas mais um lugar de transição e onde os agentes que fazem parte de todo o vasto sistema escolar, se encontram, trocam impressões e ideias e pouco mais. Maria João da Silva Mendes Ferreira quis, através da sua tese de doutoramento, apresentar uma perspectiva diferente daquela que a sociedade civil tem da escola.
Para esta investigadora e autora da tese intitulada “A Escola do Desassossego , um estudo sobre os sentimentos de segurança dos alunos, nas escolas em Portugal”, existem diversas condicionantes no espaço escolar que podem levar a que os alunos se sintam defraudados nas suas expectativas, quanto àquele espaço.
Pela primeira vez “foi estudado, a fundo, o problema da segurança, relativamente aos preconceitos ou ideias pré-concebidas que se tem da escola”, afirma a investigadora. Os alunos, os pais e demais agentes educativos, “apontam a escola como um espaço bastante seguro por si só”. Isto porque, professores, autoridades policiais e demais agentes “devem promover a segurança”. Por vezes, “isso não acontece”. O que pode, segundo a tese desta investigadora, “defraudar as expectativas que se tem daquele lugar e conduzir a uma diminuição no rendimento escolar ou mesmo no bem-estar psíquico dos alunos”.
Esta tese obteve a aprovação de um júri constituído por Donizete Aparecido Rodrigues, professor associado da Universidade da Beira Interior, Manuel Joaquim da Silva Loureiro, professor associado da Universidade da Beira Interior, Teresa Pires Carreira, professora associada da Universidade do Algarve, João Dias das Neves, professor associado da Universidade da Beira Interior, Natércio Augusto Garção Afonso, professor auxiliar convidado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Maria Alice Tomé, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Alcides de Almeida Monteiro, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.